Para Lula, Petrobras pode 'continuar sonhando' com exploração de petróleo na Foz do Amazonas
O presidente disse, em entrevista nesta quinta, que a recusa do Ibama à petroleira não é definitiva

Durante entrevista a rádios da Amazônia nesta quinta-feira (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que a Petrobras vai ter "todo o cuidado", mas pode "continuar sonhando" com a exploração de petróleo na foz do Amazonas.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) negou, em maio, uma licença à petroleira para perfurar poço de petróleo na região, localizada no Amapá. O instituto apontou falhas sobre segurança ambiental na solicitação da estatal. Dias depois, a Petrobras apresentou um novo pedido, que está sob análise.
VEJA MAIS
Lula disse, na entrevista desta quinta, que a recusa do Ibama não é definitiva. "Vocês podem continuar sonhando. E eu também quero continuar sonhando", disse. "Esse estudo do Ibama não é definitivo. Eles apontam falhas técnicas que a Petrobras tem o direito de corrigir", continuou.
Segundo ele, primeiro é preciso pesquisar. "Temos que saber se tem aquilo que a gente pensa que tem. Quando a gente achar, a gente vai tomar decisão do Estado brasileiro, o que a gente vai fazer, como explorar, como é que a gente pode explorar, como é que a gente pode evitar que um desastre qualquer possa prejudicar a nossa querida margem do Oceano Atlântico na Amazônia".
Lula adiantou que, "logo, logo", haverá uma decisão do que fazer, lembrando que a Petrobras pretende explorar uma região que fica "a uma distância muitos quilômetros longe da margem".
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA