CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Pará é o segundo maior estado na criação de bovinos no Brasil, aponta pesquisa

Além de bovinos, o estado também se destacou na criação de búfalos, cavalos e galinhas

Iury Costa*
fonte

O Pará é o segundo maior estado na criação de bovinos do Brasil, conforme os dados da Pesquisa Pecuária Municipal (PPM) 2023, divulgados nesta quinta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Com um rebanho total de aproximadamente 25 milhões de cabeças de gado, o estado paraense fica apenas atrás de Mato Grosso, que possui 34 milhões de bovinos. No total, o Brasil conta com 238,6 milhões de bovinos.

VEJA MAIS

image Pará inaugura nova era da pecuária no Brasil com identificação individual bovina
Em avanço histórico, estado identificou bovinos com dois brincos, sendo um visual e outro eletrônico, celebrando novo tempo de pecuária verde

image Abate bovino cresce 22% no Pará em um ano
Aumento de abate de novilhas influenciou o crescimento de abates bovinos no Estado 

O estado também se destacou na criação de outras espécies. O efetivo de bubalinos (búfalos) alcançou cerca de 683 mil, enquanto o rebanho equino (cavalos) foi estimado em 527 mil animais. A criação de suínos também apresentou números significativos, totalizando cerca de 706 mil cabeças. Já na avicultura, o Pará contabiliza aproximadamente 29 milhões de aves, incluindo cerca de 2,56 milhões de galinhas.

O município de São Félix do Xingu tem o maior rebanho de bovinos do Brasil, com 2,45 milhões de cabeças. Outro destaque é o município de Chaves, que lidera a criação de bubalinos no país, com cerca de 237 mil animais.

A Pesquisa Pecuária Municipal (PPM) é realizada anualmente e fornece informações detalhadas sobre a criação de animais e a produção de origem animal em todo o Brasil. Ela abrange dados sobre os principais efetivos de diversas espécies, incluindo bovinos, suínos, galináceos, equinos, bubalinos, caprinos e ovinos, além da produção de leite, ovos, mel, lã e aquicultura. Ela abrange desde o controle municipal até as grandes regiões do Brasil, proporcionando um panorama completo do potencial pecuário do país.

*(Iury Costa, estagiário de jornalismo sob supervisão de Hamilton Braga, coordenador do Núcleo de Política e Economia)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA