Junho registra maior volume de passageiros de voos domésticos desde 2015, aponta Anac

A demanda por voos domésticos em junho deste ano foi 7,5% maior do que a registrada em junho de 2019

Luciana Carvalho
fonte

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou, na última sexta-feira (21), que o mês de junho de 2023 registrou 7,2 milhões de passageiros em voos domésticos, sendo o melhor resultado registrado no setor desde 2015

Os dados indicam uma recuperação do setor aéreo doméstico que enfrentou fortes retrações durante a pandemia de Covid-19. O volume de clientes representa um crescimento de 4,1% em relação ao mesmo período de 2019, último ano antes da pandemia.

A demanda por voos domésticos em junho deste ano foi 7,5% maior do que a registrada em junho de 2019. Já a oferta de assentos foi 11,5% superior ante o mesmo período de 2019. A companhia aérea que teve maior participação no mercado aéreo nacional foi a Latam, com 38,6% do total. Em seguida estão a Gol e a Azul, com 31,3% e 29,5% de participação, respectivamente.

VEJA MAIS

image Terceiro trimestre de 2023 deve trazer mais de 1,6 mil ofertas de voos para o Pará
Quantidade coloca o estado em primeiro lugar da região Norte em termos de opções

image Ao menos 59 voos extras estão programados para as férias de julho no Pará
Cerca de 80 mil passageiros são esperados nos aeroportos de Belém, Marabá e Santarém; preço das passagens aéreas assusta consumidores

Ainda de acordo com o levantamento, no setor de transporte de cargas, o mês de junho totalizou 35.200 toneladas, 4,7% a mais em relação ao último junho pré-pandêmico. No acumulado do ano, o número de viajantes no mercado doméstico chegou a 43,8 milhões, alta de 15% em relação ao 1º semestre de 2022.

Mercado Internacional

Em relação aos voos internacionais, a demanda e a oferta de assentos continuam abaixo dos índices de junho de 2019, com queda de 11,3% e 12,5%, respectivamente, na comparação com o período que antecede a pandemia

O número de passageiros transportados foi de 1,6 milhão, 84,3% da movimentação em junho de 2019. Nos 6 primeiros meses do ano, o número de viajantes totalizou 9,7 milhões. Já no transporte de carga internacional, houve uma alta do índice em 9,5% quando comparado ao mesmo período de 2019.

*Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão de Keila Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Política.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA