Gripe aviária: RS conclui desinfecção de granja em Montenegro; começa vazio sanitário

Processo de limpeza e desinfecção dos galpões, aviários, ninhos, máquinas e outras estruturas e equipamentos da granja foi finalizado na noite desta quarta-feira, 21

Estadão Conteúdo
fonte

O governo do Rio Grande do Sul concluiu a desinfecção da granja comercial de Montenegro (RS), onde o foco de gripe aviária foi detectado, informou a Secretaria da Agricultura do Estado em nota. A partir da desinfecção, a área entra no período de vazio sanitário por 28 dias, calculados a partir desta quinta-feira (22). Este prazo é necessário para o foco ser considerado concluído e o Brasil retomar o status de livre de gripe aviária junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

O processo de limpeza e desinfecção dos galpões, aviários, ninhos, máquinas e outras estruturas e equipamentos da granja, que envolve escritório, almoxarifado, vestiários e lavanderia, foi finalizado na noite desta quarta-feira, 21, segundo a secretaria. Em nota, a pasta afirma que o processo de limpeza do estabelecimento se iniciou no domingo (18).

[[(standard.Article) Gripe aviária: Mapa autoriza armazenamento temporário de carne de frango pronta para exportação]]

image Suspeita de gripe aviária em Eldorado dos Carajás: MP instaura procedimento para acompanhar caso
Adepará e Secretária Municipal de Saúde foram acionadas para prestar esclarecimento

Anteriormente à limpeza, as ações sanitárias no local começaram na última sexta-feira (16), após a confirmação do caso, com o sacrifício das aves, retirada da cama das aves e a destruição dos ovos que ainda permaneciam no local, segundo a secretaria.

A partir da finalização da limpeza e desinfecção, a granja começa a contar o período de vazio sanitário, que dura 28 dias para o caso de influenza aviária, já que são estipulados dois períodos de incubação de 14 dias, conforme prevê o Plano Nacional de Contingência da Influenza Aviária, esclareceu a secretaria.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA