CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

O ministério informou neste domingo, 18, que o Brasil parou de certificar exportações de todo o território brasileiro para China, União Europeia, Canadá e África do Sul

Estadão Conteúdo
fonte

As exportações de frango e derivados brasileiros estão suspensas para nove destinos, após a confirmação de um caso de gripe aviária em granja comercial no Rio Grande do Sul. Estão suspensas temporariamente a exportação de produtos avícolas brasileiros para China, União Europeia, Canadá, África do Sul, Chile, Argentina, Uruguai, México e Coreia do Sul, conforme levantamento do Ministério da Agricultura. A lista inclui os países que suspenderam as importações de produtos avícolas do Brasil e para os quais o Brasil interrompeu a certificação das exportações como prevê o acordo sanitário estabelecido com cada país.

O ministério informou neste domingo, 18, que o Brasil parou de certificar exportações de todo o território brasileiro para China, União Europeia, Canadá e África do Sul, conforme preveem os protocolos sanitários acordados entre o Brasil e estes países. Já Chile, Argentina, Uruguai, México e Coreia do Sul comunicaram a suspensão das importações de produtos avícolas de todo o País, segundo o ministério.

Além das suspensões das exportações de produtos avícolas de todo o território brasileiro para estes nove destinos, as vendas de carne de frango e derivados do município de Montenegro (RS), onde o foco da doença foi detectado, estão suspensas para o Japão. A regionalização das restrições está prevista no certificado sanitário acordado entre Brasil e Japão, segundo o ministério.

VEJA MAIS

image China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
A lista consta na plataforma de registro de fabricantes estrangeiros de alimentos importados da Administração Geral de Alfândegas da China (GACC)

[[(standard.Article) RS declara estado de emergência em saúde animal para gripe aviária e inicia vistorias]]

De acordo com o ministério, autoridades dos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Filipinas ainda não se manifestaram sobre o status do fluxo comercial. O Brasil possui acordos de regionalização dos embargos em caso de gripe aviária com estes três países. Com os Emirados Árabes Unidos e com a Filipinas, os protocolos sanitários acordados preveem a restrição das exportações apenas da área afetada pela doença. Já o certificado sanitário acordado entre Brasil e Arábia Saudita prevê restrição da exportação de produtos avícolas de todo o Estado, onde o caso foi confirmado, o Rio Grande do Sul.

A suspensão total dos embarques brasileiros de forma cautelar e temporária já era esperada pelo governo brasileiro. O protocolo acordado pelo Brasil com Coreia do Sul, México, Rússia, África do Sul, China e União Europeia prevê a restrição à certificação para exportação de produtos de todo o território brasileiro para o país em caso de ocorrência de gripe aviária em plantel comercial.

A expectativa do governo é que as suspensões possam ser reduzidas. Na avaliação do secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua, ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), as suspensões totais às exportações de carne de aves e derivados do Brasil são temporárias e tendem a se reverter em embargos regionais, ou seja, restritos ao raio de 10 quilômetros de onde o caso foi detectado, ao município de Montenegro ou ao Estado.

O prazo para a flexibilização das suspensões pelos países parceiros vai depender, segundo Rua, da decisão de cada país e do andamento do foco de gripe aviária A regionalização dos embargos, contudo, não depende da conclusão do foco, contabilizado em 28 dias após a desinfecção do local afetado.

O Ministério da Agricultura estima que o Brasil pode deixar de exportar de US$ 100 milhões a US$ 200 milhões em frango e derivados por mês em virtude da suspensão das exportações parcial ou total para alguns destinos.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA