Evento pretende divulgar logística reversa na indústria paraense
O Road Show COP 30, realizado pelo Instituto Rever, tem como objetivo trazer empresários com soluções e iniciativas de sustentabilidade

Pensando em formas de ampliar a divulgação de práticas sustentáveis e logística reversa na indústria paraense, o evento Road Show COP 30, realizado pelo Instituto Rever, ocorrerá durante a próxima semana em Belém. O Instituto, que firmou parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) no mês de julho, irá desenvolver uma programação que conta com o diálogo do setor iniciado na próxima segunda-feira (21) e segue até quinta-feira (24).
Segundo o diretor executivo do Instituto, Ricardo Pazzianotto, o principal objetivo é trazer empresas e empresários com soluções e iniciativas de sustentabilidade para despertar o interesse da indústria na logística reversa, especialmente com a proximidade da COP 30. “O nosso trabalho é de levar a logística reversa de embalagens para os estados através de um de um de um processo de comunicação e educação ambiental. [Atuamos] Levando a solução da logística reversa para as empresas que precisam, de acordo com a lei, realizar a compensação das embalagens que se colocam no mercado”, explicou.
VEJA MAIS
O evento também pretende iniciar e implementar trabalhos que já existam na região voltados para a sustentabilidade e recuperação de materiais recicláveis, dentro do conceito de economia circular. A programação também conta com a apresentação do trabalho de cooperativas locais. Ao total, seis empresas foram convidadas para a programação, com áreas de atuação que incluem circularidade de resíduos de baixa reciclabilidade e tratamento de resíduos pós-consumo. Além disso, Pazzianotto pontua que a iniciativa pretende dialogar com setores públicos para apresentar soluções e abrir a possibilidade de utilizá-los em projetos de sustentabilidade em Belém.
Criado em 2020 e atuante desde 2022, o Instituto Rever atua como entidade gestora de logística reversa habilitada pelo Ministério do Meio Ambiente e em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Criada em 2010, a PNRS é um marco legal no tratamento de resíduos sólidos gerados e logística reversa, por sua vez, viabiliza a coleta e restituição dos resíduos ao setor empresarial, para reaproveitamento ou destinação final adequada.
Criada dentro da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Pazzianotto explica que a parceria também ocorre em outras Federações. A entidade já havia atuado em Belém durante o Círio de Nazaré, prestando apoio aos catadores que participam da limpeza das ruas após as procissões e avalia positivamente a chegada ao Pará.“Finalmente selamos esse compromisso com a Fiepa para desenvolver a logística reversa no estado e evitar que as embalagens de papel, plástico, vidro, aço e alumínio, vão para o meio-ambiente ou lixões”, pontuou o diretor executivo.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA