CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Estão abertas as inscrições para mercado criativo promovido pelo Ministério da Cultura em Belém

As propostas selecionadas serão beneficiadas com apoio financeiro para participação na programação, que conta com conferências e mesas de debate

O Liberal
fonte

Rodadas de negócios, atividades de networking, showcases, mentorias, conferências, mesas de debate e atividades culturais vão compor a programação da terceira edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), evento que será promovido em Belém, pelo Ministério da Cultura (MinC), dos dias 8 a 12 de novembro. A Pasta vai investir R$ 1,11 milhão no edital que vai levar 260 empreendedores culturais e criativos à agenda, que reúne empresas de todos os portes. Confira aqui.

VEJA MAIS:

image Sementes da Amazônia estão em alta no mercado e movimentam economia criativa
A busca pelos insumos da Amazônia como buriti, açaí e tucumã está em alta expansão, o que vem abrindo portas e trazendo bons ventos aos negócios do setor paraense, que conta com cada vez mais iniciativas. Empreendedores estão motivados.

image Criatividade e identidade regional impulsionam geração de riquezas no setor de joias
Espaço São José Liberto comemora 20 anos como referência da economia criativa no Pará

Aos interessados, as inscrições já estão abertas desde a última quarta-feira (19) e seguem até 17 de agosto, podendo ser feitas na Plataforma Mapas da Cultura. No total, são oferecidas cinco vagas para compradores e 15 para vendedores em cada um dos setores e, segundo o governo, o preenchimento dos selecionados será feito de modo igualitário em todas as regiões brasileiras, então Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul terão três vendedores por setor criativo cada.

Podem concorrer empreendedores atuantes nos seguintes setores: artesanato, audiovisual e animação, circo, dança, design, editorial, hip hop, jogos eletrônicos, moda, museus e patrimônio, música, teatro e áreas técnicas relacionadas à economia criativa. Uma cozinha-show com foco na culinária, sabores e ingredientes da região Norte também vai marcar o espaço da gastronomia no evento.

Ajuda financeira

O edital contempla gastos com transporte, estadia e alimentação dos selecionados pelo Ministério: as propostas selecionadas serão beneficiadas com apoio financeiro para participação no Mercado; inscrição gratuita no evento; cadastro na plataforma oficial para organização de rodadas de negócios; e participação em atividades de capacitação prévia às rodadas de negócios. O apoio financeiro é calculado por região brasileira, considerando o endereço residencial do beneficiário.

A realização do evento na região Norte, segundo o comunicado da Cultura, tem como objetivo valorizar as potencialidades comerciais da região, dar maior projeção à diversidade cultural dos povos amazônicos e incentivar a descentralização dos investimentos e das ações culturais. “Um país como o Brasil tem um potencial enorme para se desenvolver social e economicamente através da cultura”, afirmou a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

O MICBR pretende fomentar e impulsionar o crescimento dos setores criativos, facilitar a circulação de bens e serviços culturais, estimular a internacionalização da produção cultural nacional e promover a profissionalização dos agentes culturais brasileiros. Além disso, o mercado reúne centenas de empresas e milhares de criadores e empreendedores dos setores culturais e criativos do Brasil e de outros países.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA