Especialista orienta sobre como se dar bem no mercado de trabalho

Conhecimento, foco e coragem para encarar o mercado são algumas qualidades esperadas

Redação Integrada

Se destacar em uma profissão não é tarefa fácil. Pelo contrário: exige tempo e muita dedicação de quem deseja alcançar um objetivo, e muitos profissionais não sabem quais características são necessárias para ter esse destaque. Por isso, a professora Ivana Drago deu algumas dicas para quem quer trilhar uma carreira de sucesso.

Diretora da Universidade da Amazônia (Unama) - Parque Shopping, Drago é graduada em Ciências Contábeis, especialista em Gestão Financeira e mestre em Administração. Com anos de atuação na área, ela orienta sobre o que as empresas procuram nos profissionais de hoje. Confira:

1- VOCAÇÃO

O primeiro passo para se destacar na profissão, segundo a especialista, é gostar das atividades desenvolvidas. “Quando amamos o que fazemos temos mais disposição para buscar experiências na área. É preciso ter muita motivação, conhecimento e confiança em si mesmo. A educação é um ponto chave para tudo”, opinou. Por isso, na hora de escolher a profissão a ser seguida, é preciso ponderar se existe vocação para tal.

2- CONHECIMENTO

“Sem o conhecimento, no que diz respeito à formação básica e, principalmente, superior, não é possível ingressar no mercado”, afirmou Drago. Isso porque o mercado se mostra muito competitivo em diversas áreas de atuação, porque, cada vez mais, novos profissionais ingressam no meio, o que deixa o mundo dos negócios ainda mais difícil.

Para Drago, é importante sempre buscar novos conhecimentos dentro da profissão, e não parar no básico. Especializações, mestrados e doutorados são bem-vindos, além de cursos de capacitação e de idiomas. Essas são qualidades para quais as empresas olham com bons olhos.

De acordo com a professora, uma das principais dicas para qualquer profissional é procurar o que se quer fazer. “Se fez um curso superior e descobriu que não era para você, tente outra coisa, não adianta seguir nesta área. Hoje, as universidades oferecem um leque de possibilidades com cursos tecnológicos. Por exemplo, hoje é possível ter uma formação em filmmaker, coach digital, game design e uma série de novos cursos que acompanham as necessidades e o interesse do mercado, tudo isso em capacitações rápidas, que não duram o mesmo tempo de uma graduação”, orientou.

Além disso, quanto mais conhecimento e experiência o profissional tem, mais as empresas ficarão interessadas em seu trabalho. 

3- FOCO

Outra dica de Drago é a determinação. “Uma empresa busca pessoas que vistam a camisa, estejam realmente dispostas ao trabalho e que tragam ideias que possam contribuir ainda mais para o crescimento não só do profissional, mas também da comunidade como um todo”, disse.

“Seja empreendedor de sua própria carreira. Não é impossível buscar novas possibilidades sem networking, desenvolvimento de habilidades e comprometimento. Com isso, você precisa ter foco, procurar sempre em dar o melhor de si na área que você gosta”, completou.

4- CORAGEM

A quarta e última dica da profissional para quem quer sem bem-sucedido na carreira é arriscar. Segunda ela, a coragem é necessária para se dar novos passos profissionais. “Analise todos os fatores positivos e negativos, pense a longo prazo e seja honesto naquilo que você almeja”, destacou Drago. 

Economia