Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

COP26: BID quer fortalecer parceria com o Pará e sinaliza possível financiamento ao Amazônia Agora

Ainda desta segunda-feira, Helder Barbalho se reúne com a CEO da organização global The Nature Conservancy (TNC), para tratar sobre parcerias com o Pará

O Liberal

O governador Helder Barbalho iniciou o terceiro dia de participação na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), com uma reunião com o chefe global da área do clima do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Juan Pablo Bonilla. As informações foram dadas pelo próprio governador, que tem compartilhado com seguidores sua agenda no evento. “Teremos importantes reuniões, palestras e estaremos representando nosso Estado e o Brasil”, declarou, em vídeo publicado no Twitter.

Durante a primeira reunião do dia, Helder debateu sobre clima e sustentabilidade com o chefe do BID.

"Nós tivemos uma reunião muito importante com o govrnador do Pará, sobre o Plano Amazônia agora e o BID gostaria muito de fortalecer a parceria com o governo do Pará, para apoiar no desenvolvimento, colaboração técnica e possível financiamento para o futuro do Plano Amazônia Agora", disse Juan Pablo Bonilla.

O Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA) foi instituído no dia 4 de agosto do ano passado e é a principal plataforma de ação para estabelecer um modelo de desenvolvimento social e econômico baseado na valorização de ativos ambientais, no Pará. Ele tem como objetivo central levar o Pará à neutralidade climática na área de “uso da terra e florestas” antes de 2036. Conta com 7 eixos de atuação, dos quais quatro são principais e envolvem atividades de fiscalização e licenciamento (“Comando e Controle”) aprimorados, atuando no combate aos crimes ambientais e na regulação ambiental de atividades econômicas; ordenamento territorial, que por meio do Programa Regulariza Pará acelera ações de regularidade fundiária, ambiental e sanitária; desenvolvimento socioeconômico de baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), que por intermédio do Programa Territórios Sustentáveis atua na assistência técnica e geração de crédito à produção rural sustentável; e financiamento ambiental de longo alcance, que tem como expoente o Fundo da Amazônia Oriental, que atua para a captação de recursos que estimulem as ações estatais, da sociedade civil e do setor empresarial.

Agenda

O governador terá outra reunião importante ainda nesta segunda-feira, dessa vez com a CEO da organização global The Nature Conservancy (TNC), Jennifer Morris, "para ampliar as parcerias com o Pará”, afirmou.

Pela parte da tarde, o governador do Pará informou que vai participar de palestras. De acordo com informações divulgadas na última semana pelo Governo, a agenda de hoje inclui ainda a abertura do evento de apresentação do Plano de Recuperação Verde (PRV), do Consórcio Amazônia Legal, com ênfase em seus Eixos I e II, na Mesa de discussão sobre "Uso da Terra" (O Futuro da Amazônia – conciliando agropecuária e conservação da floresta).

A COP26 iniciou no dia 31 de outubro e segue até o dia 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia.

Economia
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA