CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Conselho Gestor do Funcacau aprova projetos relacionados à produção do fruto no estado

Pela estimativa oficial, o Pará deverá fechar o ano de 2022 com uma produção de 142 mil toneladas do fruto, segundo o IBGE

O Liberal
fonte

O Conselho Gestor do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau) aprovou quatro projetos relacionados à produção do fruto no Estado, durante reunião realizada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), na última terça-feira (17).

Um dos projetos trata da previsão da safra anual de cacau em território paraense, trabalho que será realizado em conjunto entre a Sedap e a Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac). Até 2020, essa estimativa era feita pela Ceplac, isoladamente e também pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é responsável pela informação.

VEJA MAIS

image Cacau produzido no Pará impulsiona mercado brasileiro
Safra paraense representou mais da metade de toda a produção nacional em 2021 e ajudou a colocar o Brasil na sétima posição entre os maiores exportadores de cacau do mundo

image Cacau paraense avança com mais qualificação para produtores rurais
Com produção de cacau em alta, projetos buscam agregar mais valor às amêndoas do Pará

image Amêndoa de cacau do Pará conquista a prata de premiação internacional em Paris
De Novo Repartimento, no sudoeste do Pará, o produtor João Evangelista, do assentamento Tuerê, conquistou o segundo lugar como a melhor amêndoa

Outra proposta prevê a capacitação dos produtores do município de Mocajuba, na Região de Integração do Tocantins, para o fortalecimento da produção local, incentivando dessa forma o cacauicultor a produzir amêndoas de qualidade.

"O apoio e viabilização para projetos de eventos importantes, tanto no Brasil quanto no exterior, para nós levarmos nossos produtores para negociar suas amêndoas e seus chocolates, também foram aprovados pelo Conselho Gestor", declarou Ivaldo Santana, coordenador do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Cacauicultura no Pará (Procacau).  

A criação do selo do cacau, através da Indicação Geográfica e Marca Coletiva na Transamazônica, também esteve na pauta da reunião.Pela estimativa oficial, o Pará deverá fechar o ano de 2022 com uma produção de 142 mil toneladas do fruto, segundo o IBGE. O Estado tem uma produção com crescimento anual acima de 7%, de acordo com os dados oficiais.

Participaram da reunião, além dos membros da Sedap e da Ceplac, os representantes da Emater, da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefa), da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Pará (Fetagri), Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Pará (FETRAF- PA) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA