Congresso retoma atividades nesta segunda-feira (5) e sinaliza foco em reformas

Parlamentares terão o calendário apertado por conta das eleições municipais deste ano

O Liberal
fonte

As atividades do Congresso Nacional voltam nesta segunda-feira (5) após o recesso iniciado em 23 de dezembro. Devido às eleições municipais de 2024, os parlamentares podem concentrar os trabalhos para o primeiro semestre do ano. 

VEJA MAIS

image Congresso Nacional e Assembleia Legislativa do Pará retomam atividades na próxima semana
Confira algumas proposições que aguardam por votação no Congresso e na Alepa; Câmara Municipal de Belém retornará às atividades após o Carnaval.

image Licença-paternidade: saiba o que está em discussão e quais as regras em outros países
STF determinou prazo de 18 meses para criação de lei específica pelo Congresso; especialistas analisam decisão

Os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) demonstraram o interesse em continuar com as discussões de propostas que regulamentam a reforma tributária. Os presidentes das Casa têm declarado que todo o pacote da reforma tributária será prioridade neste ano. 

Além dos tributos, as reformas da tributação da renda e tributação sobre a folha de salários também devem ser enviadas pelo governo até março. Os presidentes e parlamentares das Casas também avaliam como prioritária a aprovação de textos que normatizam as ferramentas de inteligência artificial (IA). 

A volta aos trabalhos terá a tradicional cerimônia de abertura, com salva de tiros de canhão e a subida de Lira e Pacheco pela rampa principal do Congresso.

O evento também conta a leitura de uma mensagem do presidente da República, que apresenta as principais metas do governo para o ano. Também há uma mensagem do Poder Judiciário, além de discursos dos presidentes da Câmara e do Senado.

A previsão é que a atividade nas Casas perca força a partir de julho, quando deputados e senadores devem começar a focar na ampliação das bases de apoio e fazer campanha a aliados nos municípios. Há expectativa, por parte das lideranças, de que Pacheco e Lira flexibilizem a presença física em sessões, com a adoção do sistema híbrido de votação.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA