Confira 4 dicas para economizar na conta de luz durante o verão e férias escolares

Verão amazônico aumenta o consumo de energia nas casas do Pará

Iury Costa
fonte

A chegada do verão amazônico e o iniciou das férias escolares cria uma tendência de aumento de consumo de energia com o maior número de ventiladores e ar condicionados ligados.

Por isso, a distribuidora de energia Equatorial Pará listou algumas dicas para economizar na conta de luz. Segundo Thiago Cunha, gerente de relacionamento da Regional nordeste da empresa, o objetivo é que os clientes entendam a importância de manter um consumo de energia equilibrado.

“Aqui no Pará, por exemplo, por conta das elevadas temperaturas, a sensação é que estamos sempre no verão. Por isso, na maioria das vezes, estas dicas valem para o ano todo. Com o período mais quente do ano se intensificando, a população precisa ficar atenta para não exagerar no consumo de energia com ventiladores e aparelhos de ar-condicionado ligados por tanto tempo e para seguir regras de segurança para evitar riscos de curtos-circuitos, por exemplo”, afirmou.

VEJA MAIS

image Saiba como negociar débitos da conta de luz em Belém
Nesta última semana de junho, será realizada uma ação para negociação de débitos das contas de luz em diversos locais de Belém e arredores.

image Paraenses investem na energia solar para diminuir gastos com a conta de luz
O Pará é o segundo estado que mais produz energia solar na região norte

image Mais de 80 mil famílias podem perder descontos na conta de luz no Pará; entenda
Alerta foi dado pela concessionária de energia elétrica

Confira algumas dicas para economizar energia no verão:

Mantenha a manutenção do ar-condicionado em dia:

Faça a manutenção e realize a troca do filtro. Dados apontam que estas ações podem economizar entre 5% e 15% de energia. Na hora da utilização do eletrodoméstico, mantenha a temperatura em 23 °C. Utilize temporizador (em alguns controles podem ter o botão de timer) e evite o funcionamento desnecessário do equipamento.

Tirar os aparelhos da tomada:

Tirar os aparelhos da tomada elimina o gasto de até 12% do consumo de energia elétrica em uma residência. Não deixe na tomada quando não estiver usando televisão, computador, videogame e micro-ondas.

Coloque o modo verão no chuveiro elétrico:

Quem gosta de tomar um banho quente, pode, neste período, optar pelo modo “verão”. A economia de energia elétrica pode chegar a 30%. Além disso, como o custo aumenta conforme o tempo de utilização de todos os equipamentos, tomar banhos mais curtos, fará a diferença.

Invista em atividades ao ar livre:

Aproveitar a iluminação natural é outra forma simples de economizar energia. Invista em passeios ao ar livre: parques, praias, etc. Se não for sair, ao invés de ficar em cômodos mal iluminados, faça as atividades em áreas mais claras e que não precisam de luz artificial.

*(Iury Costa, estagiário sob a supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política e Economia)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA