MENU

BUSCA

Veja os cinco municípios do Pará inseridos nas 30 rotas turísticas estratégicas do Governo Federal

Foram considerados aspectos como acesso, conectividade, venda conjunta e existência de projetos de consolidação das rotas como produto turístico

Abílio Dantas

O programa Investe Turismo, criado pelo Ministério do Turismo (MTur) em 2019, estabeleceu o planejamento intitulado 30 Rotas Turísticas Estratégicas, que contemplou 152 municípios e traçou as condições de transporte das rotas, incluindo estrutura e integração de modais, com foco na geração de empregos, segundo o governo federal. Do Pará, foram incluídos os municípios de Belém, Salvaterra, Soure, Santarém (e vilas de Alter do Chão e Ponta de Pedras) e Belterra.

VEJA MAIS

Ilha do Combu: veja como ir, quanto custa, onde fica e o que fazer
Esse ponto turístico encantador possui vários restaurantes e espaços de lazer para o público se divertir

Ministério do Turismo aponta Alter do Chão como um dos destinos tendência para 2022; confira
O Ministério do Turismo listou os 25 destinos  do Brasil que são tendência para 2022 na publicação da Revista de Tendências do Turismo

De acordo com o MTur, para a inclusão no programa, foram considerados aspectos como acesso, conectividade, venda conjunta e existência de projetos de consolidação das rotas como produto turístico. "A pasta observou a participação de municípios incluídos no Mapa Brasileiro do Turismo e classificados nas categorias A, B, C ou D; ter destinos já promovidos em âmbito nacional pelo Ministério do Turismo e pelo menos um consolidado no mercado internacional; ter patrimônios mundiais da humanidade, eleitos pela Unesco", completa o ministério.

image Belterra (Tarso Sarraf / O Liberal)

Alter do Chão: confira roteiros do que fazer e conhecer em uma das praias mais bonitas do mundo
Além de uma natureza exuberante, Alter do Chão possuiu uma culinária com aromas e sabores únicos.

Além das 30 rotas turísticas, o MTur anuncia que trabalha, para 2022, em ações como "o lançamento de um pacote de ações para o desenvolvimento do turismo náutico no país, a oferta de capacitações para profissionais do setor e a entrega de obras de infraestrutura turística que qualificarão os nossos atrativos para esta retomada", comunica.

Árvore de mil anos pode ser visitada no Pará: veja como e onde ela fica
A “Vovó Samaúma” fica dentro da conversação ambiental, na comunidade Maguari, em Santarém

presidente da Federação das Associação dos Municípios do Estado do Pará (Famep) e prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, declara que os municípios selecionados estão entre os de melhor estrutura para o turismo no Pará. "O que fortalece a promoção do turismo. Vale lembrar que a vila de Alter do Chão foi eleita como o principal destino nacional em 2021", destaca.

Além dos municípios paraenses, as 30 Rotas Turísticas Estratégicas incluem munícipios da região Norte como Manaus, Novo Airão e Presidente Figueiredo, no Amazonas; Palmas, Mateiros e Ponte Alta do Tocantins, em Tocantins; e Rio Branco, no Acre.