Alter do Chão: confira roteiros do que fazer e conhecer em uma das praias mais bonitas do mundo
Além de uma natureza exuberante, Alter do Chão possuiu uma culinária com aromas e sabores únicos.

Grazi Massafera esteve recentemente em Alter do Chão, em Santarém, e os paraenses se empolgaram com a visita da atriz. Essa semana, o ator britânico Louis Partridge esteve por lá e o burburinho ganhou as redes sociais.
VEJA MAIS
Mas quem pensa que Alter é só pra celebridade, está muito enganado. Esse paraíso é frequentado por paraenses como o médico Wagner Andrade, que marca presença anualmente no local. No segundo semestre, ele sempre desembarca em Alter do Chão com a esposa Lisi e a filha Ana para desfrutar das belezas locais.
Partindo de Belém, ele começa a pesquisar o valor das passagens com meses de antecedência. “Faço pesquisa do valor em dinheiro e em milhas, e vejo qual sai mais em conta. A dica é olhar sempre com três meses de antecedência, pelo menos”, explicou.
CARIBE BRASILEIRO
Para quem não sabe, Alter do Chão é um distrito de Santarém, com uma distância de 15 km do aeroporto até a localidade. A "pérola do Tapajós" recebe voos diários vindo de algumas capitais do Brasil, como Belém. Quem deseja chegar de carro por lá, é necessário usar a PA-457, que está asfaltada.
Alter do Chão é banhada por rios e chama atenção pelas praias que surgem com a baixa das águas. O período entre agosto a dezembro, conhecido como verão amazônico, é o melhor para visitar o local. Entre esses meses, o volume de água diminui e as praias de areia surgem.
ROTEIRO EM ALTER
Nascida na comunidade do Irateua, próximo ao município de Juruti, no oeste do Pará, Marlena Soares mora há alguns anos em Alter do Chão, onde atua como gestora ambiental e produtora cultural. Conhecendo como poucos a região, ela preparou um roteiro especial que contempla experiências únicas e necessárias. Veja:
Saiba o que fazer no rio Tapajós
- Conhecer a Ilha do Amor: dar para passar um dia inteiro por lá (nas barracas tem comidas e bebidas) e aproveitar o pôr do sol que visto da ilha do amor é fantástico.
- Floresta Encantada: é uma floresta alagada que o nome já diz tudo, é encantada. O passeio é de canoa floresta a dentro e tem o restaurante Caranazal, que fica as margens da floresta encantada. Uma delícia tudo!!
- Floresta Nacional do Tapajós – Flona: rumo as comunidades, Maguari ou Jamaraquá, as duas oferecem a trilha até a famosa samaúma, a rainha da Amazônia. Ainda tem o passeio de canoa no igarapé, em Jamaraquá. As comunidades também tem artesanatos, óleos naturais e outros atrativos.
- Praia Ponta do Maguari
- Pindobal
- Canal do Jari: para quem quer conhecer de perto as vitórias – régias, além de apreciar a gastronomia de vitória – régia
- Praia Ponta de Pedras
- A famosa “Casa do Saulo”
O que fazer no Rio Arapiuns?
- Artesanatos: Comunidade de Urucureá;
- Praia Ponta do Icuxi;
- Praia Ponta Grande: uma ponta de areia imensa no rio Arapiuns;
- Comunidade Anã: a comunidade tem uma pousada (então é possível pernoitar por lá e tem alimentação), a estadia é em rede e oferece o passeio pela comunidade, projeto de criação de peixe, criação de abelha e seus artesanatos;
- Comunidade Coroca: onde tem a criação de tartarugas.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA