Punk encontra o tecnobrega
A segunda noite da 13ª edição do Festival Se Rasgum, no Insano Marina Club, traz grandes shows inéditos à Belém

Uma parceria entre a Gang do Eletro e a cantora Nanna Reis recriando grandes clássicos do duo francês Daft Punk e o show da lendária banda punk gaúcha Os Replicantes, estão entre as dez atrações de hoje (2) do 13º Festival Se Rasgum, no Insano Marina Club. A programação, que começa às 19h, conta com seis atrações locais, três nacionais e uma internacional. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente no Boulevard Shopping (2º piso), na loja Ná Figueredo e através da plataforma Sympla (https://sympla.com.br/serasgum). O Festival Se Rasgum tem patrocínio máster de Natura Musical e Oi, através da Lei Semear, do Governo do Estado do Pará.
Um dos shows desta noite é a parceria inédita da banda Gang do Eletro com a cantora Nanna Reis, que interpretarão músicas dos DJs franceses do Daft Punk. O show foi feito a convite do festival alemão “100 Years of Copyright”, onde o grupo e a cantora se apresentaram no mês passado. Músicas de sucesso dos franceses como “Lose Yourself to Dance”, “Get Lucky” e “One More Time” foram recriadas em cima das letras originais com a batida do tecnobrega, característica da Gang do Eletro.
“A parceria com a Nanna foi muito boa. Fizemos uma retrospectiva sobre quem pudesse casar bem com a performance do Marcos Madeirito e Will Love (cantores da Gang do Eletro) no palco e creio que nossa escolha foi um tiro certo, pois o show ficou bem rico em performance. Além de cantar bem, a Nanna contribuiu muito com boas ideias para arranjos vocais e com a organização dentro desse formato”, conta o DJ do grupo, Waldo Squash.
O show foi feito exclusivamente para o festival alemão, mas chamou a atenção da organização do Festival Se Rasgum, que escalou a parceria como uma das principais atrações desta 13º edição. “Ficamos lisonjeados por participar mais uma vez do Festival e apresentar o resultado desta experiência. Tenho certeza que assim com o pessoal lá de fora gostou, o público daqui também aprovará.Ficamos muito satisfeitos com o resultado”, diz Waldo, que não descarta novas apresentações deste show. A colaboração com Nanna deu tão certo que futuramente o grupo pretende se unir à ela em estúdio para gravar algumas músicas inéditas para o EP da Gang do Eletro, com previsão de lançamento em 2019.
Quem volta a tocar em Belém e pela primeira vez dentro do Festival Se Rasgum é a banda gaúcha Os Replicantes. O grupo lançou recentemente o álbum “Libertá”, um disco com letras que traz o velho e tradicional punk rock em letras politizadas que abordam temas como a opressão contra mulheres e grupos minoritários em letras permeadas pela ironia e bom humor. Desde 2010, Os Replicantes tem à frente da banda a vocalista Júlia Barth que está no grupo desde o disco “Os Replicantes 2010”.O grupo ainda é formado por Cleber Andrade (bateria), Heron Heinz (baixo) e Cláudio Heinz (guitarra).
“Foi muito bom tocar em Belém, atravessar o país e ir para um lugar que ainda não havíamos tocado. Fizemos um show longo e a receptividade foi incrível. Estamos bem empolgados para esta segunda vez na cidade. Saber que temos um público que curte nossas músicas de três décadas atrás e ainda nos acompanha é muito bom. Não é fácil se manter tocando por 35 anos no Brasil. Estamos sempre na resistência”, diz Cláudio Heinz que promete para o show desta noite os maiores clássicos dos três primeiros discos da banda, além de repertório dos dois últimos álbuns gravados com Júlia.
A noite terá ainda o francês Barbagallo, baterista da banda Tame Impala. É a primeira vez que o artista vem ao país com o seu projeto solo, e Belém será a primeira cidade onde o artista se apresenta. O último show da noite será da carioca Letrux, que vai cantar as composições de seu primeiro álbum solo “Letrux em Noite de Climão”. Quem abre a programação de hoje às 19h é o DJ Bernardo Pinheiro e a noite encerra com o DJ Juninho Pop. Entre as atrações locais estão as bandas Joana Marte, Molho Negro e um dos vencedores das Seletivas Se Rasgum este ano, o grupo Enquadro. O lineup de atrações nacionais fica por conta dos shows inéditos em Belém do grupo de jazz experimental Metá Metá (SP), da cantora Letrux (RJ) e da atração internacional Barbagallo (FRA), cantor indie membro da banda de rock Tame Impala, que vem ao Brasil pela primeira vez mostrar seu projeto solo.
MOLHO NEGRO
Entre as atrações regionais que tocam no Festival Se Rasgum está o trio Molho Negro. O show de hoje a noite será especial para a banda, pois eles lançarão seu novo disco, “Normal”. O álbum completo foi lançado hoje nas plataformas digitais, e durante o festival, o público vai poder conhecer algumas das novas canções, assim como comprar o CD físico e camisetas. O show faz parte da turnê do segundo álbum da banda “Não é Nada Disso que Você Pensou”, e a partir de agora, passa a ser uma turnê mista, dos dois álbuns. Formado por João Lemos (voz, guitarra), Raony Pinheiro (baixo) e Augusto Oliveira (bateria), a Molho Negro tem o sarcasmo como cenário comum em suas composições.
O grupo vive atualmente em São Paulo, e João Lemos conta que eles tentam vir a Belém pelo menos uma vez por ano. Sobre o show da noite de hoje, eles dizem estar animados. “Esse show é especial para nós, porque somos daqui. E dessa vez conseguimos aliar três coisas muito interessantes: emplacar um disco novo, fazer um show no Se Rasgum, e estar em Belém”, destaca João.
O novo disco tem doze faixas produzidas pelo carioca Gabriel Zander. O álbum é lançado pelo selo Flexa Discos.
Serviço:
13º Festival Se Rasgum
Data: De 1 a 3 de novembro
Local: Insano Marina Club (Rua São Boa Ventura, 268).
Informações no site http://www.festival.serasgum.com.br/programacao/.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA