Psica lança lista Transfree para entrada gratuita de pessoas trans e não binárias

A Lista Transfree recebe pedidos de gratuidade até a segunda-feira, 11, pelos canais virtuais da Rede Paraense de Pessoas Trans, parceira do projet

O Liberal

Festival realizado de forma independente, o Psica traz a diversidade no DNA. Para democratizar o acesso a eventos culturais, a edição 2023 do evento lançou a Lista Transfree, que garante entrada gratuita para pessoas trans, travestis e não-binárias na programação, que este ano reúne mais de 50 atrações nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, em Belém, com shows de Alcione, Jorge Ben e Mateus Aleluia.

VEJA MAIS

image Festival Psica lança curta-metragem voltado para a força da mulher na Amazônia
O projeto será lançado na próxima sexta-feira, 1, durante uma roda de samba na Feira do Açaí, em Belém

image Aposta Psica abre seletiva para novos talentos da música na periferia da Amazônia paraense
Os músicos interessados podem se inscrever até dia 18 de novembro de forma online e gratuita

image Fãs do Dead Fish se preparam para reencontro com a banda
O quarteto se apresenta no Festival Psica. O vocalista Rodrigo antecipa que setlist não deixará ninguém bravo.

A Lista Transfree recebe pedidos de gratuidade até a segunda-feira, 11, pelos canais virtuais da Rede Paraense de Pessoas Trans, parceira do projeto. Cada pessoa poderá solicitar um passaporte para o evento, e a Rede fará a checagem dos inscritos para garantir que a política seja oferecida somente para seu público-alvo.

Isabella Santorinne, uma das coordenadoras da Rede, destaca que iniciativas como essa são relevantes diante da vulnerabilidade socioeconômica que atinge a maioria da população trans no Brasil. “Faltam proposições como esta na maioria dos espaços de cultura e lazer. Não se compreende que a maioria dessa população não dispõe de recursos financeiros para ter acesso a eventos, se não for por iniciativas como a do Psica”.

Outro diferencial da Transfree Psica é que não há limites da lista, o que potencializa seu alcance de inclusão. “Isso destaca muito a nossa ação em relação aos outros eventos, porque a gente está oferecendo sem restrição: podem ser 50, podem ser 300 gratuidades, não vamos limitar. É para amplificar mesmo a presença e participação de pessoas trans nos festivais”, diz Gerson Dias, diretor do Psica. “A parceria com o Redes mostra que o Psica é feito por várias mãos. A gente também está criando um protocolo de atendimento e acolhimento de pessoas pretas, LGBTQIA+, indígenas, PCDs e tudo com vários representantes de cada segmento”, destaca.

A potência e a criatividade trans brilham na programação. Entre os destaques da cena paraense, artistas não-binários MC Pokaroupas e Flor de Mururé se apresentam no line-up deste ano.

Despontando no cenário nacional, outro destaque do Psica 2023 é Majur. Mulher trans, a cantora baiana é a nova cara do R&B e da MPB. A jovem de 24 anos começou na música aos cinco. Estourou em 2019 na internet após gravar a canção AmarElo ao lado de Emicida e Pablo Vittar.

Fenômeno da cena de arte travesti no Brasil, a dupla Isma Almeida, na Zona Oeste de São Paulo, e Vita Pereira, de Minas Gerais, são as Irmãs de Pau. As duas se aproximaram durante ocupações secundaristas, em 2015, quando alunos protestaram contra a reorganização escolar promovida pelo governo de SP. O primeiro disco do duo, chamado Dotadas, traz o funk como fio condutor, e passa pelo trap, vogue, dancehall, brega funk e até gospel.

“Sempre incluímos pessoas LGBTQIAP+, diversidade de gênero, de raça, PCDs. Essas pessoas são fundamentais na criação da identidade do festival, de tudo. Vários artistas são LGBTQIAP+. Então nada mais justo do que a gente fazer a lista Transfree. É muito importante incluir as pessoas, abraçar a diversidade, porque a diversidade faz parte da gente”, diz Jeft Dias, diretor do Psica.

Colocando Belém do Pará na rota dos festivais independentes do Brasil, o Psica 2023 reúne grandes nomes da música brasileira e representantes da cultura preta no destaque da programação, que traz Jorge Ben Jor, Alcione, que fará show inédito com participação de Mc Tha, e o canto-oração de Mateus Aleluia. Os ingressos já estão disponíveis em http://festivalpsica.byinti.com. A programação será realizada de 15 a 17 de dezembro, com o primeiro dia gratuito na Cidade Velha e dois dias com ingressos no Mangueirão.

O Festival Psica 2023 tem patrocínio máster da Petrobras e do Nubank, através da Lei de Incentivo à Cultura Rouanet e Ministério da Cultura, a Cerveja Oficial é a Budweiser e tem patrocínio de Beats através da Lei de Incentivo à Cultura Semear.

 Acesse a lista Transfree, do Festival Psica 2023, no perfil @redeparaensetrans. Os passaportes para o Festival Psica já estão disponíveis para venda online no site http://festivalpsica.byinti.com a partir de R$160 no lote 3, que garante os dois dias pagos para o evento.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA