Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Projeto permite passeio virtual pelo Museu Paraense Emílio Goeldi

O projeto, idealizado pelo pesquisador Glenn Shepard, oferece um passeio virtual 360º e um jogo imersivo

O Liberal

Após a pausa obrigatória devido a pandemia, os visitantes do Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi irão poder desfrutar de uma nova forma de visitação: através da plataforma online "A Floresta Sensível". O projeto, idealizado pelo pesquisador Glenn Shepard, oferece um passeio virtual 360º e um jogo imersivo, além de muitas informações científicas sobre as espécies do parque. O lançamento da plataforma conta com programação especial que começa hoje e vai até o dia 27 de outubro, onde será transmitido online o Festival Gastronômico "Sabores e Saberes" no canal do Youtube do Museu Goeldi.

O evento será transmitido sempre nos finais de tarde, a partir das 16h. A programação será uma mistura de lives e webinars explorando o conhecimento originário, tradicional e científico sobre as memórias e vivências sensoriais da Amazônia, em seus cheiros, ervas, essências, frutos, sabores, específicos da região. A programação também contará com uma homenagem à professora Helena Quadros, pesquisadora do Museu Goeldi que foi vitimada da Covid-19.

Segundo a coordenadora de produção audiovisual do projeto, Tainah Jorge, “o projeto chama Floresta Sensível, pois é entendido que seu grande potencial está no nome, para sensibilizar sobre os sentidos da floresta. O olhar, a visão, o olfato, o tato, as sensações sinestésicas presente na floresta precisam se tornar algo próximo e de pertencimento de todos, só assim faremos questão de preservar nosso patrimônio natural”, explicou.

A coordenadora garantiu ainda que “o público pode esperar grandes aulas, tanto com o conhecimento científico como natural. É uma oportunidade de conhecer de uma forma única a Amazônia. Teremos vídeos de personagens que nunca foram filmados dessa forma, assim como expoentes já conhecidos, vale a pena mergulhar para sentir”, destacou.

"A Floresta Sensível" é um convite aos visitantes virtuais para conhecerem as dimensões intangíveis, visíveis e sensíveis da vivência na floresta amazônica, e aprenderem como diferentes povos indígenas da Amazônia usam cheiros, sabores, texturas e sons para interagir com diversos seres da floresta e do cosmos.

Sobre os desafios de lançar o projeto durante a pandemia, Tainah confessou, “foi muito desafiador, tivemos que adiar o projeto várias vezes, por conta de cuidados com a vida, respeito às normas de vigilância sanitárias e lockdowns. Perdemos uma das idealizadoras do Festival Gastronômico na pandemia de covid 19, a professora Helena Quadros, que foi sempre alguém de suma importância criando laços e elos do Museu Goeldi com as comunidades. Fazer o Festival se tornou uma grande homenagem a ela, estamos felizes de termos conseguido e não termos perdido mais pessoas. A produção se tornou um exemplo de superação para todos nós”, celebrou a coordenadora.

Para a bolsista e integrante do projeto, Vitória Mendes, o intuito principal é “oferecer uma experiência imersiva e instigante com as espécies botânicas do Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi'. O público pode acessar nossa plataforma e aprender mais sobre essas plantas a partir de conhecimentos dos povos tradicionais e da ciência”, detalhou.

Para a desinger do projeto, Sâmia Batista, “A Floresta Sensível surge como mais um espaço de divulgação científica e de compartilhamento de saberes tradicionais, que muitas vezes são pouco compreendidos ou mesmo discriminados. Nesse momento em que a ciência também vem sendo confrontada, projetos como esse são fundamentais para comprovar a importância de se produzir ciência no Brasil. Ao mesmo tempo, permite valorizar a sabedoria de povos indígenas e quilombolas, bem como de apresentar esse conhecimento às crianças e jovens, que são o futuro de nossa sociedade”, concluiu.

 

Agende-se

Lançamento da plataforma virtual "A Floresta Sensível" e Festival Gastronômico "Sabores e Saberes"

Data: 25 a 28 de outubro

Hora: 16h

Local: Canal do MPEG no Youtube (https://www.youtube.com/user/museugoeldi)

Palavras-chave

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA