CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Programação online do Arraial do Pavulagem tem início neste sábado (20)

Intitulada 'Arrastão do Pavulagem, Arraial do Futuro', iniciativa inclui lives, ensaios, podcasts e campanhas solidárias

Redação Integrada

O Arraial do Pavulagem lança-se em uma nova fase da trajetória de mais de 30 anos. A partir de hoje, 20, a manifestação cultural se reinventa em meio à pandemia de covid-19 e passa a promover uma interação com o público de modo virtual. A programação intitulada "Arrastão do Pavulagem, Arraial do Futuro" segue até o dia 12 de julho, incluindo lives, podcasts e campanhas solidárias. A iniciativa estreia com atrações baseadas no projeto Oralidades, realizado desde 2012. A primeira transmissão online será realizada neste sábado, a partir das 16h, no YouTube

Aberta para perguntas e interações do público, a live terá mediação de Edgar Chagas Júnior, Doutor em Sociologia e Antropologia. Os convidados são Ima Vieira, Doutora em Ecologia pela University Of Stirling, Escócia (1996), pesquisadora titular do Museu Paraense Emílio Goeldi; Aldrin Figueiredo, Doutor em História pela Unicamp, São Paulo (2001), coordenador do Grupo de Pesquisa em História Social da Arte e professor do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia, da UFPA; e Ivânia Neves, Doutora em Linguística, na área de Análise do Discurso pela Unicamp (2009), professora do Instituto de Letras e Comunicação e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras, da UFPA. 

O projeto "Oralidades" tem o intuito de reunir pesquisadores, artistas, mestres e outros fazedores de cultura para debater com o público diversos temas relacionados à cultura popular na Amazônia. Nesta edição, a ideia é refletir sobre a construção de um "Arraial do Futuro", uma instituição, um cortejo, uma manifestação cultural, que possa contribuir para uma consciência humana e responsável no pós-pandemia. 

A realização virtual conta ainda com uma série de podcasts que estão disponibilizados na plataforma de streaming do Spotify. Cada um dos programas terá uma entrevista com convidados, como um aquecimento para o encontro nos sábados.

Cortejos virtuais

image Reunião de pessoas nos cortejos juninos (Arquivo/Ary Souza/O Liberal)

Mantendo a tradição dos tradicionais cortejos juninos, serão realizados quatro encontros virtuais nos dias 21 e 28 de junho, 05 e 12 de julho, sempre às 10h, no Youtube. A banda Arraial do Pavulagem apresenta algumas de suas músicas mais populares e convida outros artistas para integrarem essa programação virtual. Entre eles, Patrícia Bastos e Allan Carvalho, que participam deste primeiro domingo, 21, que falarão da brincadeira do boi na Amazônia, no Brasil, e a do Boi Pavulagem. A programação contará ainda com a "Levantação do Mastro". Cada live contará com um repertório musical, convidados e participações especiais diferentes.

Ensaios virtuais

Desde o último dia 4 de junho, integrantes do Batalhão da Estrela estão realizando ensaios virtuais para também participar das transmissões de domingo. Já foram formados dois grupos de ensaio, para se apresentarem no mês de junho. E mais dois serão formados para os domingos de julho. As inscrições para os ensaios serão abertas às quintas-feiras, dias 18 e 25 de junho, às 20h, por meio de links disponibilizados nas redes sociais do Pavulagem. Apenas quem já participou de oficinas de Dança, Percussão ou Artes Circenses nos anos anteriores pode se inscrever. Para a percussão também é necessário ter o instrumento.

Campanhas

A programação também será destinada a promover duas campanhas solidárias. A primeira, a Vakinha “Viva Mestres” destina-se a arrecadar fundos de apoio aos mestres de cultura popular, que encontram-se com dificuldade financeira. E também será dado apoio à divulgação da Campanha “Marajó Vivo”, que visa apoiar pessoas vulneráveis ao coronavírus. Quem quiser ajudar, pode entrar em contato com os coordenadores da campanha pelos números: (91) 99989-6061, 98821-6263 e 99192-7741.

A programação tem o patrocínio da Equatorial Energia Pará, por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Semear, da Fundação Cultural do Estado do Pará, e apoio cultural da Funtelpa.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA