CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Programação diversificada será a marca da Feira Pan-Amazônica em 2019

O objetivo dos organizadores da Feira do Livro deste ano foi expandir os espaços para representação

Vito Gemaque

A programação diversificada com escritores representativos de diferentes vozes da cultura brasileira e amazônica será a base da 23ª Edição da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. Além de Eliane Potiguara, dentre os escritores convidados para o ‘Espaço Literário’ estão Conceição Evaristo, Vitor Martins, Djamila Ribeiro, Elaine Potiguara e Xico Sá. Os homenageados Zélia Amador e Paes Loureiro também estarão na programação oficial.

Leia também: - Pioneira na literatura indígena estará na Feira Pan-Amazônica do Livro deste ano

Na programação do ‘Espaço Literário’ ainda estará uma das principais referências em literatura negra do Brasil, a escritora e professora Conceição Evaristo na terça-feira, dia 27 de agosto, a partir das 20h. A mineira Maria da Conceição Evaristo de Brito já disputou a cadeira de número sete da Academia Brasileira de Letras (ABL), que foi ocupada pelo escritor Castro Alves. Dentre os prêmios conquistados ao longo da carreira estão Prêmio Jabuti de Literatura (2015), Faz a Diferença na Categoria Prosa (2017), Prêmio Cláudia na Categoria Cultura (2017), Prêmio Bravo! na categoria Destaque (2018), e o Prêmio do Governo de Minas Gerais na categoria Conjunto da Obra (2018).

Entre as principais obras de Conceição Evaristo está ‘Ponciá Vivêncio’ lançada em 2003 e traduzida para outras línguas. A história com narrativa não-linear é marcada por cortes temporais do passado e do presente. A obra teve boa recepção de crítica e do público, sendo incluído nas listas de diversos vestibulares de universidades brasileiras e ainda é objeto de artigos e dissertações acadêmicas. 

O último autor brasileiro da programação será o jornalista Xico Sá que atuou em jornais de Recife. Xico Sá é colunista do jornal Folha de São Paulo e comentarista dos programas “Saia Justa” (GNT) e “TV Folha” (Cultura). Além de autor de vários livros de contos e crônicas como Big Jato (2012), que se transformou em filme em 2015, Sertão Japão (2018), Modos de macho & Modinhas de Fêmea (2003) e O Livro das Mulheres Extraordinárias (2014).

A programação oficial terá este ano apresentações musicais, sempre a partir das 21h30, na área externa do Hangar. A solenidade de abertura terá a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, Arraial do Pavulagem, Lineker e os Caramelows, Ellén Oléria, Amazônia Jazz Band com Sebastião Tapajós, Luê e Keila Gentil, os grupos de carimbó Sereias do Mar e Sancari, Dona Onete e para encerrar Aíla com Bruno B.O. e Pelé do Manifesto. 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA