CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Programa Ação Cidadania realiza atendimentos gratuitos na Praça da República

Entre os serviços, estão orientação jurídica, atendimento médico e emissão de documentos

Redação Integrada

Diversos atendimentos gratuitos foram realizados durante o Programa Ação Cidadania, da Fundação Parapaz, na Praça da República, durante a manhã e início da tarde deste domingo (12). A iniciativa, que leva serviços públicos gratuitos para 20 municípios paraenses, realizou a primeira ação de 2020 em comemoração aos 404 anos de Belém. A ação teve início no sábado (11), em frente ao Mercado do Ver-o-Peso, que manteve os atendimentos em paralelo à tradicional distribuição do bolo de aniversário. No último ano, a programação social atendeu cerca de 32 mil pessoas.

Entre os serviços prestados à população, estão orientação jurídica, atendimento médico, vacinação, teste rápidos para doenças sexualmente transmissíveis, emissão gratuita de documentos como RG e Certidão de Nascimento e negociação de débitos com a Cosanpa. A programação promove, ainda, atrações culturais e um espaço de beleza para homens e mulheres em um serviço integrado entre vários órgãos do Estado.

A doméstica Ana Maria Ferreira, de 33 anos, aproveitou para realizar uma consulta médica no espaço. "Cheguei umas 9h. Já vinha pra Praça da República mesmo pra passear e quando cheguei achei que nem teria mais nada, mas ainda tinha. Podiam ter mais serviços assim. Tava precisando mesmo me consultar e achei ótimo. Meu marido já foi tirar a segunda via da certidão de nascimento porque a dele tava na casa da irmã, na Terra Firme, que pegou fogo e nós já aproveitamos a oportunidade pra vir aqui. Enquanto ele tira a certidão, eu faço minha consulta", contou ela, empolgada.

Outro casal que aproveitou a ação social foi o pedreiro Dorival do Carmo, de 47 anos, e a técnica de enfermagem Maria Osvaldina Trindade, de 44 anos. "Cheguei aqui 6h da manhã, pra tentar tirar minha carteira de identidade mas as senhas já tinham acabado. Podiam ser mais senhas", pontuou. "Como já estava aqui e já não me sentia bem do estômago, acabei me consultado e já tô com um encaminhamento pra fazes exames", explicou Dorival.

Enquanto isso, Maria Osvaldina aproveitou a oportunidade para fazer uma avaliação de exames ginecológicos. "Vou para a parte de ginecologia mostrar um exame para a médica. Viemos mais cedo, de longe, e estamos aproveitando os serviços. Estamos tendo um ótimo atendimento aqui", elogiou a técnica de enfermagem, que mora em Ananindeua com o marido.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA