Pré-réveillon em ritmo de guitarradas paraenses
A festa traz shows do grupo Os Dinâmicos e o DJ Eddie Pereira, da Black Soul Samba, neste sábado
O pré-réveillon na Lambateria será em ritmo de guitarrada paraense. A festa será amanhã, 28, com o grupo “Os Dinâmicos - Raízes da Guitarrada”, a primeira banda do Mestre Vieira, que traz músicas inéditas e mistura ritmos como cúmbia, guitarrada, lambada, salsa, carimbó e outras sonoridades latino e afro amazônicas. A festa também conta com a participação do DJ Eddie Pereira, da Black Soul Samba.
Atualmente, Os Dinâmicos, que adotaram ainda um subtítulo, Raízes da Guitarrada, trazem na formação também Jairo Rocha (bateria) e, apresentando, o jovem Guten Berg (guitarra solo). Além do show, o grupo prepara um novo disco para ser lançado em 2020, com repertório totalmente autoral, novos arranjos e uma cara própria.
“Temos ensaiado constantemente e estamos preparando o repertório do próximo disco, além de cumprir agenda de shows em Barcarena e também em municípios vizinhos”, diz o tecladista Luís Poça. Os Dinâmicos se apresentaram recentemente na festividade de Nossa Senhora da Conceição, em Abaetetuba, e além deste sábado, em Belém, estarão no dia 30 de dezembro como uma das principais da festa de aniversário de Barcarena.
“Para este pré-réveillon da Lambateria Casa de Dança pretendemos mostrar o melhor da guitarrada, ritmo que agente contribuiu muito com o Vieira, mas também terá um repertório com músicas paraenses famosas”, diz o guitarrista Lauro Honório.
Idalgino Cabral, que tinha se afastado do grupo em 2018, retornou à banda este ano. Antes, ele chegou a gravar um disco de guitarrada. “Iniciei uma carreia solo, mas ao chamado dos Dinâmicos resolvi retomar a banda e realizar um trabalho autoral junto com eles”, diz o baixista.
Lauro Honório, Luís Poça, Idalgino Cabral e Dejacir Magno também comemoram o sucesso da série de animação intitulada “Os Dinâmicos”, inspirada em diversas músicas de Vieira e Seu Conjunto, sendo obra de homenagem a eles e Mestre Vieira. O projeto foi selecionado pelo Edital de financiamento da Ancine. Trazendo 13 episódios de 5 minutos, com direção de Luciana Medeiros e Afonso Gallindo, teve produção executiva da Central de Produção Cinema e Vídeo na Amazônia. Já foi exibida em TV Públicas e Universitárias e ganhou exibições públicas em Barcarena, Santa Luzia e Belém.
“É muito gratificante esse trabalho. Eu nunca imaginei que um dia poderia me transformar em desenho animado”, conta Dejacir Magno, o primeiro vocalista de Vieira e Seu Conjunto e o primeiro cantor a gravar uma lambada, segundo o pesquisador Saulo Caraveo, que recentemente defendeu sua dissertação de Mestrado sobre a guitarrada paraense.
“Os Dinâmicos” foi a primeira banda de Mestre Vieira, antes dele gravar o primeiro LP, passando a se chamar Vieira e Seu Conjunto. Lauro Honório (guitarra base), Luís Poça (teclado), Dejacir Magno (vocal) e Idalgino Cabral (baixo) gravaram vários dos LPs do criador da guitarrada, lançados entre os anos 1979 e 1990, e só retomaram a carreira em 2011, mais uma vez para acompanhar Vieira. Em 2015, eles gravaram o primeiro CD, com produção musical e participação do mestre, dando inicio a carreira autoral do grupo.
O suingue da música negra e paraense será foco do Eddie Pereira, um dos DJs fundadores do Coletivo Black Soul Samba, que acabou de completar 10 anos de resistência na cidade.
Agende-se
Show “Os Dinâmicos – Raízes da Guitarrada”
Data: 28 de dezembro
Local: Lambateria. Rua 28 de setembro, 1155, entre Doca e Quintino – Reduto.
Hora: a partir das 21h.
Ingressos: R$ 25,00 na bilheteria ou pelo sympla.
Informações: (91) 98134.7719/98409.2686.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA