Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Paraenses são destaques em festival que retrata a Amazônia em São Paulo

Festival Criativos por Tradição, realizado no Centro Cultural de São Paulo, destaca a importância da Amazônia para o mundo

Thainá Dias

A urgência na proteção da Amazônia, um dos biomas mais importantes do mundo é tema do Festival Criativos por Tradição, promovida pela ONG Artesol, no Centro Cultural de São Paulo, até o dia 3 de outubro. Dentro do Festival está a Exposição Conexões Amazônia, onde as artistas paraenses, Bárbara Muller e Moara Tupinambá, são as curadoras. O objetivo é mostrar a história, o modo de vida, os saberes populares e a linguagem criativa de oito diferentes comunidades amazônicas.

Segundo Bárbara Muller, “conversamos que devia ter uma grande maioria de artistas da Amazônia e, com isso, selecionamos os designers que participaram da imersão criativa, que aconteceu nas comunidades. Eu fiquei muito feliz em receber esse convite e estou bem orgulhosa porque os profissionais da região Norte estão sendo incluídos no circuito de algo que é falado sobre a gente", explicou.

No evento, são oito designers e oito comunidades da Amazônia. Dentre eles, estão os paraenses Bruno Sacramento e Lora Cirino. A programação também inclui exposição, seminário, oficinas e feira para a comercialização de produtos típicos da Amazônia que apresentam a diversidade, utilizando elementos naturais, símbolos e memórias ancestrais. Dessa forma, o artesanato da Amazônia tem um caráter plural e também singular. A sustentabilidade é uma das contribuições das comunidades tradicionais para a sociedade.

Para a curadora Moara Tupinambá, “a nossa curadoria se preocupou em trazer, às comunidades e coletivos, como protagonistas do fazer artesanal contemporâneo, sempre respeitando o tempo de cada coletivo e o seu processo criativo. Para a exposição, procuramos fazer uma narrativa que trouxesse essas vozes a partir de vídeos, onde eles mesmo falam sobre seus trabalhos e processos. E buscamos também valorizar a autoria individual de cada artesão, visto que na história de exposição de artesanatos nunca isto é valorizado: o autoral", destacou.

Vale destacar que o Festival Criativos por Tradição também terá uma plataforma virtual. Os visitantes poderão fazer um tour pela mostra, acessar conteúdos sobre o fazer artesanal da Amazônia, além de assistir às palestras do seminário e oficinas ministradas pelos artesãos. Para isso, basta acessar o site https://www.criativosportradicao.org.br/.

Palavras-chave

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA