Para celebrar o Dia do Leitor, confira dez indicações de leitura

Integrantes da equipe do jornal O Liberal fizeram uma lista com dicas para sua próxima leitura

Redação Integrada
fonte

O dia 7 de janeiro marca a celebração do amor por se debruçar nas páginas de um livro. O Dia do Leitor é comemorado no Brasil em memória ao dia em que o jornal O Povo começou a circular em Fortaleza, em 1982. A homenagem é ao poeta Demócrito Rocha, fundador do jornal, que criou o suplemento literário "Maracajá".

A revista literária publicava textos de escritores e intelectuais cearenses, como Rachel de Queiroz, Jáder Moreira de Carvalho e Antônio Filgueiras Lima. Para celebrar a data, integrantes da equipe do jornal O Liberal fizeram uma lista com indicações de leitura. Confira:

 

"Eu Sou Um Gato" - Natsume Soseki

Indicação de Clara Costa - editora do caderno Cultura.

Ao aparecer num terreno baldio, "sombrio, úmido e pegajoso", o gato, narrador deste romance, depois de passar por algumas poucas adversidades, acaba parando numa casa onde é acolhido por Chinno Kushami, o professor mal-humorado e estagnado em sua completa falta de perspectiva. Ridiculariza de maneira demolidora a vida da intelectualidade do Japão da Era Meiji, mostrando a fragilidade do professor e daqueles que o cercam. 

 

"No Seu Pescoço" -  Chimamanda Ngozi Adichie 

Indicação de Abílio Dantas, repórter do caderno Panorama.

Publicado em inglês em 2009, "No Seu Pescoço" contém todos os elementos que fazem de Adichie uma das principais escritoras contemporâneas. Nos doze contos que compõem o volume, encontramos a sensibilidade da autora voltada para a temática da imigração, da desigualdade racial, dos conflitos religiosos e das relações familiares. Combinando técnicas da narrativa convencional com experimentalismo, como no conto que dá nome ao livro ― escrito em segunda pessoa ―, Adichie parte da perspectiva do indivíduo para atingir o universal que há em cada um de nós e, com isso, proporciona a seus leitores a experiência da empatia, bem escassa em nossos tempos.

 

"A Sangue Frio" - Truman Capote

Indicação de Guilherme Mendes, repórter especial da TV Liberal.

O americano Truman Capote foi um escritor versátil: produziu textos de qualidade em vários gêneros (contos, peças, reportagens, adaptações para TV e roteiros para filmes). Mas sua grande obra foi o romance-reportagem A sangue frio, que conta a história da morte de toda a família Clutter, em Holcomb, Kansas, e dos autores da chacina.

 

"O Livro dos Espíritos" - Allan Kardec

Indicação de Jamille Reis, repórter do O Liberal.

Na forma de perguntas e respostas, os Espíritos explicaram tudo o que a Humanidade estava preparada para receber e compreender, esclarecendo-a quanto aos eternos enigmas de sabermos de onde viemos, por que aqui estamos, e para onde vamos, facilitando, assim, ao homem, a compreensão dos mais difíceis problemas que o envolvem.

 

"O Homem e Seus Símbolos" - Carl G. Jung

Indicação de Hamilton Braga, editor de online no O Liberal.

Um dos livros de maior importância no progresso das ciências da psicologia analítica, nos seus revolucionários métodos atuais. O primeiro e único trabalho em que Carl G. Jung, o famoso psicólogo e filósofo suíço, explica ao leigo aquilo que constitui sua maior contribuição ao conhecimento da mente humana: a sua teoria a respeito da importância dos simbolismo. Sobretudo, o simbolismo dos sonhos.

 

"A Revolução dos Bichos" - George Orwell

Indicação de Felipe Melo, editor de projetos especiais.

Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século XX, A revolução dos bichos é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos.

 

"Deuses Americanos" - Neil Gaiman

Indicação de Caio Oliveira, repórter do núcleo de Cidades.

A saga de Deuses americanos é contada ao longo da jornada de Shadow Moon, um ex-presidiário de trinta e poucos anos que acabou de ser libertado e cujo único objetivo é voltar para casa e para a esposa, Laura. Os planos de Shadow se transformam em poeira quando ele descobre que Laura morreu em um acidente de carro. Sem lar, sem emprego e sem rumo, ele conhece Wednesday, um homem de olhar enigmático que está sempre com um sorriso no rosto, embora pareça nunca achar graça de nada.

 

"O Poder do Hábito" - Charles Duhigg

Indicação de César Modesto, editor executivo de digital.

Durante os últimos dois anos, uma jovem transformou quase todos os aspectos de sua vida. Parou de fumar, correu uma maratona e foi promovida. Em um laboratório, neurologistas descobriram que os padrões dentro do cérebro dela mudaram de maneira fundamental. Publicitários da Procter & Gamble observaram vídeos de pessoas fazendo a cama. 

 

"O Menino do Pijama Listrado" - John Boyne

Indicação de Vanessa Fortes, editora do site O Liberal.

Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer.

 

"Infinita Highway - Uma Carona Com os Engenheiros do Hawaii" -  Alexandre Lucchese

Indicação de Fábio Will, repórter do núcleo de Esportes.

Era pra ter durado uma noite só. Era pra ter sido somente uma banda de abertura. Era pra ter outro nome. Não era pra ser um trio. Eram várias variáveis. Graças a essa sucessão de fatos estranhos, quando não ter plano é o melhor plano, nasceu uma das maiores bandas do rock brasileiro: Engenheiros do Hawaii.

 

"O Gosto do Cloro" - Bastien Vivès

Indicação de João Ramos, editor do site O Liberal.

A história de um amor improvável... No interior de uma piscina pública, um jovem com problemas na coluna começa a nadar para melhorar a sua saúde. Sem experiência, sofre entre corpos anônimos para conseguir algum progresso no esporte. Durante uma de suas tentativas fracassadas de dar algumas braçadas, conhece uma garota que decide ajudá-lo na empreitada, dando dicas para melhorar a sua técnica. 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA