CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

OSTP retorna à programação com violinista austríaco Dominik Hellsberg

É a primeira vez que o violinista se apresenta no Theatro da Paz

O Liberal
fonte

A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) faz a primeira apresentação do semestre no teatro, nesta quinta-feira (4), às 20h, com o concerto “Uma noite em Viena”. O espetáculo conta com a participação do violinista austríaco Dominik Hellsberg, que se apresenta pela primeira vez no Theatro da Paz.

A primeira parte do concerto terá Wolfgang Amadeus Mozart, um dos compositores mais importantes de toda a história. Será a representação da ópera vienense em um período clássico, do século XVIII. A OSTP vai tocar a abertura da ópera ‘Così Fan Tutte’. Em seguida, será apresentada uma outra peça de Mozart, uma das mais famosas dele, tocado pelo violinista austríaco, Dominik Hellsberg.

VEJA MAIS

image Diretamente de Ananindeua, Pará ganha primeira Orquestra Filarmônica Paraense
Coletivo foi criado em outubro de 2021 com o intuito de arrecadar mais recursos e patrocínios para os profissionais do Pará

image Orquestra Sinfônica Brasileira promove residência pedagógica com jovens do Vale Música Belém
Até o fim de 2022 os alunos do Programa Vale Música Belém também irão conhecer, estudar e ensaiar na sede da orquestra, no Rio de Janeiro

image Exposição 'Memórias da Infância' abre na galeria Fidanza, do Museu de Arte Sacra do Pará
A exposição gratuita, com curadoria de Vânia Leal, reúne trabalhos de 28 fotógrafos brasileiros, em sua maioria paraenses, presentes na Coleção Eduardo Vasconcelos

A noite conta também com a representação de uma ópera do século XIV, que será ‘O Poeta e Camponês’, de Franz Von Suppé, uma obra já bem mais leve.  “Quando falamos de Viena, podemos falar tanto de uma ópera de Mozart, como de uma peça de Schoenberg ou um concerto para piano de Beethoven, a diversificação é muito grande e um dos estilos muito importantes são as Valsas de Strauss”, diz o maestro Miguel Campos Neto.

O maestro escolheu obras que falam não só da cidade, mas também ao povo vienense. “A riqueza melódica dessas obras vai encantar o público. Lembrando que Viena era nessa época e até o século XX, a capital de um grande Império, o Império austro-húngaro, com uma importância política muito forte e que traía entre outras coisas, a cultura e a música. E agora, mesmo com esse Império desfeito, a importância de Viena como cidade continua e a marca de capital da música, eu creio que Viena nunca vai perder”, finalizou Miguel.

Sobre o violinista

Nascido em Viena, em 1982, Dominik Hellsberg teve suas primeiras lições de violino. Seu primeiro álbum, dedicado aos Prelúdios de Debussy, foi lançado em 2018 pela Hänssler Classic; ele foi premiado com um “Choc de Clássica” e indicado em três categorias pelo conceituado prêmio alemão do disco OPUS KLASSIK 2019. Para seu segundo álbum, lançado no outono de 2021, ela gravou com Hänssler Classic, L’Art de la Fugue, de Bach, em uma nova versão concluída por Thierry Escaich.

A partir de 2002 ele substituiu na orquestra da Vienna State Opera e da Vienna Philharmonic, e em 2004, ele ocupou um cargo acadêmico na Vienna Radio Symphony Orchestra antes de se juntar à seção de violino secundário da Vienna State Opera Orchestra em 2006.

Desde 2010, ele é o segundo violinista da Filarmônica Schrammeln e o sucessor de Andreas Großbauer, que ao mesmo tempo substituiu Martin Kubik no primeiro violino.

A iniciativa é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM) em parceria com a Embaixada da Áustria no Brasil.

Serviço:

Uma noite em Viena

Data: 4 de agosto, às 20h

Local: Theatro da Paz

Os ingressos estarão disponíveis para retirada no dia do concerto, a partir das 9h, na bilheteria digital e na bilheteria do Theatro da Paz partir das 18h. Ingressos gratuitos (2 ingressos por CPF).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA