Orquestra do 'Vale Música' homenageia Nossa Senhora de Nazaré

50 alunos se apresentam neste sábado, 8, na Estação das Docas a partir das 9h30

Emanuele Corrêa
fonte

As homenagens na quadra nazarena se intensificam com a proximidade do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Neste sábado, 8, a partir das 9h30 os alunos do projeto Vale Música Belém que integram a Banda Sinfônica apresentam um repertório mariano, às margens do rio Guamá, na Baía do Guajará, na Estação das Docas.

A coordenadora administrativa da Fundação Amazônica de Música, Izabel Boulhosa, destaca que são cerca de 50 jovens tocando instrumentos variados, como: flauta transversal, oboé, clarinetes, trombones e outros. "O trabalho tem sido intenso e feito com muito carinho. Nosso regente da Banda, Prof. Benedito Jr. É quem tem feito todos os arranjos e a preparação dos jovens músicos", comentou.

As músicas que fazem parte do repertório são: "Maria de Nazaré", "Senhora da Berlinda", "Nossa Senhora"; "Círio Outra Vez",  "A Escolhida" e "Vós Sois o Lírio Mimoso". No entanto, a coordenadora destaca que também tem outras músicas do repertório popular.

Os jovens têm idade entre 13 e 25 anos, conta Izabel, que reforça que eles estão se preparando há uma semana especificamente para a apresentação e, por isso, a expectativa de todos é alta. "Em virtude da responsabilidade que um evento como este exerce. O público que irá assisti-los é grande e o evento, pelo impacto cultural exercido pelo Círio em nossa população, faz com que isto exerça certa pressão. Mas o público pode esperar uma seleção de belas músicas, com excelente interpretação. Será um show!", disse.

Questionada sobre as possibilidades que eventos como esse abrem para a popularização da música para crianças, adolescentes e jovens, Boulhosa destaca: "Com certeza estes eventos ajudam a popularizar a música instrumental e a incentivar outros jovens a ingressar na carreira musical, mas, também, servem de estímulo para nossos jovens integrantes do Vale Música ao verem sua arte apreciada pelo público, ainda mais em um evento como este, com tanta gente reunida", afirmou.

"Acho que a principal mensagem em um momento destes é que a música une as pessoas em um só objetivo, trazendo talento, união, amor, fé e esperança de um mundo melhor através da música", finalizou.

image Pedro Lins, 19 anos, cursa o bacharelado em música pelo Instituto Carlos Gomes e faz parte do projeto Vale Música. Desde os 9 anos é apaixonado por música. (Reprodução / Ediel Sousa)

Sonhos nas ruas de Belém

Pedro Lins, 19 anos, cursa o bacharelado em música pelo Instituto Carlos Gomes. Ele conta que toca trompete desde muito cedo. "Entrei na Fundação Amazônica de Música procurando aulas, e não esperava que a fundação fosse se tornar a minha segunda casa, desde então tenho tido aulas com alguns professores das melhores orquestras do Brasil, tais como a orquestra sinfônica do Brasil (OSB), e orquestra filarmônica de Minas Gerais (OFMG), além do meu primeiro professor, que é o Lead trumpet da Amazônica Jazz Band", relembrou.

O trompetista destacou que a música representa grande parte da sua vida. Percebeu isso desde antes de tocar, pois ainda criança observava as bandas desfilando pelas ruas com os músicos. "Aquilo me chamava muito a atenção. Com o tempo, o desejo de aprender um instrumento foi ficando cada vez mais forte, até que eu iniciei minhas aulas aos 9 anos de idade. A música me atraiu desde cedo, é uma conexão que é difícil ser expressa em palavras, e atualmente eu já não conseguiria viver sem ela. Música é arte, expressão e puro sentimento", observou.

A caminhada na música envolve gratidão a Nossa Senhora de Nazaré e ele se diz feliz em poder homenageá-la. Aproveitando o Círio, revela que seu único pedido não é individual, mas sim, coletivo. "Meu único pedido para este Círio é que haja muito amor, paz e luz na cidade. A pandemia da Covid-19 nos obrigou a ficar em isolamento por muito tempo, e é muito bom poder voltar a celebrar o Círio em paz e segurança", finalizou.

 

Serviço

Evento: Apresentação da Banda Sinfônica Vale Música Belém

Data: 08/10, sábado

Local: Estação das Docas, avenida Boulevard Castilhos França.
Horário: 9h30

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA