MENU

BUSCA

Renascer: José Inocêncio e Maria Santa se casam na casa de Jacutinga; veja o vestido da noiva

Os personagens de Humberto Carrão e Duda Santos prometem amor eterno no casório celebrado por Padre Santo (Chico Diaz). O bordel comandando por Jacutinga (Juliana Paes) é o local escolhido para a comemoração.

Lívia Ximenes

O primeiro casamento de “Renascer” promete encantar o público. Quem sobe ao altar é José Inocêncio (Humberto Carrão) e Maria Santa (Duda Santos), com celebração feita por Padre Santo (Chico Diaz). O festejo é na casa de Jacutinga (Juliana Paes), o bordel da região, atendendo o pedido do coronelzinho.

VEJA MAIS

Renascer: Padre Santo impõe condição para celebrar casamento de José Inocêncio e Maria Santa
O grande dia do coronelzinho (Humberto Carrão) e da Santinha (Duda Santos) está mais perto do que nunca, mas Padre Santo (Chico Diaz) só aceita fazer o casório com uma condição.

TV Liberal oferece imersão na cultura do cacau durante divulgação da novela 'Renascer'
Ação de ativação da nova novela visita fábrica de chocolate na Ilha do Combu

Renascer: Maria Santa morre no remake da novela?
No remake da trama de Benedito Ruy Barbosa, a Santinha, paixão de José Inocêncio (Humberto Carrão / Marcos Palmeira), é interpretada por Duda Santos.

Santinha se casa com um vestido branco longo de mangas compridas, e grinalda feita com pequenas rosas brancas. Inocêncio fica ansioso para o tão esperado “sim” e Jacutinga o manda ter paciência.

“Como é que pode ter ficado ainda mais linda”, fala o coronelzinho encantado pela noiva. O padre, que no início não gostou da ideia de celebrar o casamento no bordel, declara bênçãos sobre o casal.

“Pode parecer estranho aos menos atentos que com tantas capelas na região esta cerimônia se dê justo aqui. Mas isso se deve à insistência do noivo, e à exigência da dona desta casa, Jacutinga, que foi quem acolheu Maria Santa debaixo de suas asas quando ela mais precisou. Como eu já disse e está escrito: ‘Deus tem muitas moradas, e imenso é o seu rebanho’. Maria Santa e José Inocêncio são, portanto, Seus filhos”, discursa Padre Santo.

Aproveitando o clima romântico, Deocleciano (Adanilo) e Jupará (Evaldo Macarrão) se ajoelham e pedem Morena (Ana Cecíclia Costa) e Flor (Julia Lemos) em casamento.

O vestido de noiva de Maria Santa

Marie Salles, figurinista, diz que se inspirou em anjos para a produção da peça. Ela foi até Ilhéus, na Bahia, em busca de renda de bilro - renda produzida com o cruzamento ou entremeado de fios, feita sobre o pique com o auxílio de alfinetes e bilro.

Durante dois meses a equipe se dedicou à criação do vestido de noiva de Santinha. “Para a grinalda, fizemos de flor de biscuit em tons de off –whites, creme, brancos. Quando a renda chegou, cortamos e, para cada vestido, teve um total de 86 quadrados”, explica.

Todo a peça foi feita manualmente, combinando rendas e tule de algodão. “Todas as rendas foram presas à mão para a impressão de quem fez foi Inácia e as meninas da Jacutinga”, fala.

(*Lívia Ximenes, estagiária sob supervisão da coordenadora de Oliberal.com, Heloá Canali)