TV Liberal oferece imersão na cultura do cacau durante divulgação da novela 'Renascer'
Ação de ativação da nova novela visita fábrica de chocolate na Ilha do Combu

As áreas de Marketing, Programação, Gestão de Pessoas e Jornalismo da TV Liberal, realizam uma divulgação especial do tão aguardado remake de "Renascer", inspirada na obra-prima de Benedito Ruy Barbosa. A nova versão da novela, estreou na última segunda-feira (22), após 30 anos da exibição da primeira. A trama conta a história de José Inocêncio, que se torna referência na produção de cacau, mesmo após algumas reviravoltas em sua vida.
Inspirada nesse personagem, a TV Liberal reuniu na última sexta-feira (19), alguns colaboradores, influenciadores regionais, telespectadores, clientes e agências para uma experiência imersiva na natureza, em uma visita à "Filha do Combu", casa de chocolate que realiza o plantio sustentável do cacau, no Combu, uma das ilhas que compõem Belém.
Hoje, o Pará é o maior produtor do país, representando 52% da produção nacional, de acordo com dados da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). Um exemplo é a empresária Izete Costa, popularmente conhecida como dona Nena, responsável pela "Filha do Combu", que se diz orgulhosa por poder representar o cacau no estado.
Ouvir Dona Nena é pensar também em José Inocêncio, personagem principal de "Renascer". Ela no Combu e ele em Ilhéus, na Bahia, foram pioneiros, obstinados. Superaram os obstáculos com garra e coragem, agindo de forma humana no trabalho que desenvolvem e com muita responsabilidade socioambiental. “Eu já assisti à novela, vou assistir de novo. Para mim foi uma honra. Estou muito orgulhosa de estar aqui participando, dando depoimento sobre essa relação com o cacau, que é importante não só para as pessoas da Bahia, mas também para nós paraenses, que hoje estamos em primeiro lugar no ranking da economia voltada para o cacau”, destaca Dona Nena.
Quem participou da ação de ativação da novela, na ilha do Combu, teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o plantio, o cultivo, o refinamento e a produção do chocolate amazônico, exportado para o mundo todo.
Elielson Santos, que é morador de outra ilha, a de Cotijuba, comentou que foi uma experiência incrível prestigiar a Casa do Chocolate, conhecer mais sobre a história de vida da Dona Nena e o trabalho que ela desenvolve no Combu. Além, é claro, de provar todas as delícias produzidas com o cacau.
Comunicação integrada
O fato de o Pará ser o líder na produção de cacau, a equipe de Jornalismo da TV Liberal produziu diversas reportagens sobre a cultura desse fruto no estado. No último sábado (20), o Marketing também criou a arte de uma empena, instalada na fachada da sede da emissora, localizada em uma das principais avenidas de Belém, com o tema de ‘Renascer’. A peça, que tem 3m x 8m ficará exposta até o fim da trama. Como brinde da novela, foram produzidos diversos potes de brigadeiro de colher, para serem distribuídos aos nossos clientes e parceiros nas sete emissoras que formam a Rede Liberal.
De acordo com Leonidas Dias, gerente de Marketing da TV Liberal, as experiências preparadas para clientes, agências, telespectadores e colaboradores da TV Liberal serviram para materializar o processo de produção do cacau, pano de fundo da novela. "São oportunidades de trazer o produto da tela para a realidade em uma imersão na nossa própria cultura amazônida”, pontua.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA