Rappers paraenses lançam trabalho conjunto e obras inspiradas no isolamento social

Daniel ADR criou três faixas no próprio quarto sobre saudade e Red Boy Nero, Bené e Erick Di lançaram o single 'Nike Boyz'

Vito Gemaque

Mesmo com o isolamento e distanciamento social, o movimento Rap paraense teve novos lançamentos neste período. O isolamento social foi a inspiração para o rapper Daniel ADR divulgar em julho três faixas feitas no próprio quarto sobre saudade.

Agora em agosto os rappers Red Boy Nero, Bené e Erick Di divulgaram um novo single intitulado “Nike Boyz”. A faixa retrata o fluxo das periferias de Belém, o uso da moda - em específico a marca Nike, identidade visual predominante entre adolescente a jovens - na busca do empoderamento e força para enfrentar todas as mazelas que assolam as periferias.

“Longing Songs” (Músicas de Saudade) de Daniel ADR já está disponível nas principais plataformas digitais com um clipe no Youtube. O projeto é formado por três faixas que falam sobre amor, saudade e anseios de relações amorosas.

A primeira faixa “Laços” retrata o desgaste de uma relação e das consequências que a separação deixou. Na segunda “Sinal”, o oposto da mensagem, ao falar sobre o início incerto de uma relação e deixando explícito que só é necessário um sinal de reciprocidade para o início concreto de romance.

Já na terceira música “Acabou” o sentimento de término e rejeição retratando o eu-lírico trazendo justificativas e negações, o instrumental dessa faixa foi produzida pelo próprio Daniel ADR, enquanto as outras duas tiveram produção instrumental de Rxphx Beats.

Daniel ADR é rapper, compositor e beatmaker. Criou-se no deslocamento frequente entre dois bairros periféricos de Belém, Guamá e Cremação, onde por influências familiares cresceu ouvindo rap e samba, ritmos que narram sua trajetória desde a infância.

Daniel ADR já lançou três EP’s de forma independente. Em 2017, “Até Agora!” foi um passeio nas tradicionais batidas de boombap, no ano seguinte lançou “Com amor e dor, à minha flor da Tailândia” com um flerte entre o amor e a estética lo-fi, e em 2019, com influências do estilo Southern Trap fez “Luminescente”.

Nike Boyz

Neste começo de agosto ocorre outro lançamento no rap paraense. Os rappers Red Boy Nero, Bené e Erick Di lançaram o novo single intitulado “Nike Boyz”.

A ideia de fazer a música surgiu de uma conversa despretensiosa entre os artistas que optaram por contar suas vivências em um “Drill” - que é uma das vertentes do rap oriundo de Chicago que tem como características um estilo sombrio e violento.

Tanto a música quanto o videoclipe, dirigido por Gerson Rocha, retratam esse estilo e força de vontade para poder dizer um dia: “a periferia venceu!”.

"Esse single representa muito pra gente, pois é o nosso primeiro Drill. Conseguimos reunir uma galera que temos grande admiração. Sempre tive muita vontade de trabalhar com todos que estão envolvidos nesse projeto, com esse som tive a oportunidade de realizar isso", relata Red Boy Nero.

Os principais temas abordados na faixa giram em torno das vivências nas periferias, desde as rotinas de pessoas comuns até pessoas que infelizmente tiveram envolvimento com o crime. Também é retratado a diversão e festas presentes nos locais que os artistas cresceram e moram até hoje.

O principal conceito da música se baseia em que apesar das dificuldades do dia a dia, de quase sempre faltar dinheiro, o povo da periferia tem a capacidade de fazer acontecer. O clipe está disponível no canal do Youtube Media Catarse. 

Música
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM CULTURA