Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Márcio Macedo faz show com bate-papo sobre a história da música, nesta quinta-feira

Músico apresenta 'Caminhos da Música Brasileira', no Sesc Casa da Música

Lucas Costa

Márcio Macedo percorre os “Caminhos da Música Brasileira” em uma apresentação única na noite desta quinta-feira, dia 28, às 18h30, no Sesc Casa da Música (Tv. Quintino Bocaiúva, 583), em Belém. A apresentação é um sarau lítero musical e começa às 18h30. A entrada é franca.

Márcio ficou conhecido pela atuação como músico profissional entre 1994 e 2004. Foi nesse mesmo período que entrou no curso de educação artística, na UFPA, o que lhe deu a oportunidade de apresentar músicas autorais em edições da Bienal de Cultura da UNE, em Salvador e Rio de Janeiro.

Para a apresentação desta quinta, o músico promete um repertório que vai passear por uma história da música brasileira. “É um show meio didático. Eu vou cantar algumas coisas, mas também vou falar, mostrar slides, fotos históricas. É um bate-papo musical com muita, muita informação”, descreve o músico.

Os tópicos da conversa são diversos, conectados pela música. “Vou falar sobre a era dos festivais, os grandes arranjadores, os grandes cantores da música brasileira, grandes compositores, letristas, cantoras. É um apanhado geral, é um desafio porque é muita coisa, a música brasileira é muito densa, a nossa produção não para, né? Nunca parou”, diz.

Márcio também passa pela história da música do Pará e seus grandes mestres. “Tem um um recorte assim da música mais ligada às tradições. Luiz Gonzaga, Waldemar Henrique, são compositores que têm uma importância enorme. São referências enormes para a música. Luiz Gonzaga é uma referência gigante para música brasileira; Waldemar Henrique é enorme para a música paraense, música do Norte; assim como a Chiquinha Gonzaga foi uma das maiores compositoras que influenciou artistas como Waldemar Henrique, por exemplo, que a gente vem trazendo, vem reverberando todas essas influências assim”, conta.

Márcio leva para o show não apenas a vivência do palco, mas também muita experiência em produção. Em 2001, Márcio passou a trabalhar com produção cultural, realizando seu primeiro projeto intitulado “Circuito MPB nas escolas”. A partir de 2002, ano de fundação da M.M Produções, produtora da qual é sócio, passou a desenvolver projetos de maior envergadura, como o Festival do Carimbó de Marapanim.

“É um desafio para mim, o convite foi aceito e o Sesc me deu uma deixa, de usar a minha experiência, a minha trajetória como músico, e falar um pouco da desses caminhos da música brasileira, um pouco da história”, explica o músico.

Agende-se:

Sarau Lítero Musical Caminhos da Música Brasileira, com Márcio Macedo

Quinta-feira (28), às 18h30

Local: Sesc Casa da Música

Entrada franca (Tv. Quintino Bocaiúva, 583)

Música
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA