Marapanim terá três dias de festa com o Festival de Carimbó

No encerramento, o palco central do festival vai receber o Arraial do Pavulagem, Allan Carvalho, Márcio Macedo, Mestre Gurú e Nazaré Pereira

Bruna Lima

O município de Marapanim já respira carimbó o ano inteiro, mas esse final de semana a cidade está em festa com a 10ª edição do Festival de Carimbó que começa nesta sexta-feira, 29, e vai até domingo, 1, com concursos e atrações culturais. No dia do encerramento, o palco central do festival vai receber o Arraial do Pavulagem, Allan Carvalho, Márcio Macedo, Mestre Gurú e Nazaré Pereira.

O festival vai ser na Praça Nossa Senhora das Vitórias, em um espaço de 6.000 m² para acolher 30 mil expectadores nos três dias de evento.  Na Cidade Carimbó, foi montada estrutura para show ao ar livre com palco principal e tablado, palco-barracão denominado “barracão das tradições”, entre outros atrativos.

De acordo com o coordenador executivo, Ranilson Trindade, o festival começou em 2004, mas nos últimos três anos foi interrompido por falta de patrocínio. Este ano o festival tem como principal produto cultural a dança e a música do Carimbó, gênero proveniente da miscigenação da cultura das etnias negra, branca e indígena.

A programação conta com uma diversidade de atrações durante os três dias de evento. A abertura, nesta sexta-feira (29), é celebrada com o levantamento do Mastro Votivo de São Benedito, a Mostra Coreográfica dos Grupos de Carimbó de Marapanim, culminando com o Concurso “A Mais Bela Sereia do Festival”, a Mostra de Comidas Típicas da Cozinha Marapaniense e Artesanato da Região.

A programação ainda conta com a festa de Carimbó Raiz no Barracão das Tradições: Grande celebração de grupos de carimbó, turistas e visitantes, população local, interagindo com os grandes Mestres do Carimbó de Marapanim, logo após as apresentações no palco.

No segundo dia de evento ocorre o Prêmio Mestre Lucindo de Música, nas modalidades Raiz e Livre, para compositores de Carimbó de todo o Estado do Pará. Os vencedores do concurso vão receber prêmio em dinheiro. Tem a Mostra de Comidas Típicas da Cozinha Marapaniense e Artesanato da Região, na Praça de Alimentação e a Festa de Carimbó Raiz no Barracão das Tradições.

O encerramento do festival fecha com a Noite do Carimbó Raiz de Outros Cantos, Grupos de Carimbó convidados e as atrações Musicais como: Arraial do Pavulagem, Márcio Macedo, Allan Carvalho, Mestre Gurú e Nazaré Pereira. "Vão ser três dias de muita festa e carimbó. estamos muito satisfeitos em resgatar esse festival depois de três anos parado", declara Ranilson Trindade. 

O projeto Festival do Carimbó de Marapanim - o Canto Mágico da Amazônia, foi criado pela Associação Marapaniense de Agentes Multiplicadores de Turismo, no intuito de preservar o Carimbó como ícone maior da cultura marapaniense e valorizá-lo como o maior produto artístico-cultural paraense.

A 10ª Edição do Festival do Carimbó de Marapanim visa reverenciar os discípulos de Lucindo com todo o reconhecimento que lhe faltou em vida, na obra notável dos mestres que lhe sucederam. O Troféu Mestre Lucindo de Música de Carimbó, nas vertentes Raiz e Livre, traz neste concurso, mais visibilidade para a música de Carimbó do Pará, valorizando a capacidade criativa dos compositores paraenses de Carimbó, além de estimular o surgimento de novos  talentos no cenário cultural do Estado do Pará. Nas últimas nove edições do Festival foi notificado o surgimento de mais de 200 músicas inéditas de Carimbó.

A Estimativa de público é de 30 trinta mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, com acolhida especial. Há, também, a expectativa de público de outras regiões do Pará e de outros Estados, como Amapá, Amazonas, Maranhão, Tocantins, Goiás e Centro-Sul do país.

Música
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM CULTURA