CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Festival Internacional de Música traz um dos melhores harpistas do mundo

Orquestra Jovem Vale Música, regida pelo maestro Silvio Viegas, faz parte da atração do terceiro dia de festival

Bruna Lima
fonte

O terceiro dia do Festival Internacional de Música do Pará, que está em sua 32ª edição, apresenta nesta terça-feira (4), no Theatro da Paz, a Orquestra Jovem Vale Música, que terá como regente o maestro mineiro Silvio Viegas e como solista o harpista russo Sasha Boldachev. A apresentação será às 20h30 e os ingressos devem ser retirados a partir das 9 horas, na bilheteria do TP com a contribuição de R$ 2,00.

Obras de Tchaikovsky e Albert Zabel foram escolhidas para serem interpretadas pela Orquestra Vale Música, com a regência do maestro Silvio Viegas, que é o maestro titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, do "Palácio das Artes" e professor de regência da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os alunos do Programa Vale Música vão interpretar a Sinfonia N°5 em Mi Menor, Op. 64, de P. I. Tchaikovsky e o Concerto para Harpa em Dó Menor, Op. 35, de Albert Zabel.

O trabalho de Silvio Viegas tem ocupado uma posição de grande destaque junto ao público e crítica no Brasil.  E sobre o convite ele diz que sempre se sente muito bem recebido na capital paraense. “Amo esta cidade e as pessoas daqui. Belém é uma cidade cheia de atrativos, desde sua culinária às suas belezas naturais. O Theatro da Paz é um dos mais lindos teatros do mundo e com uma das melhores acústicas que conheço. Belém não deve nada a nenhuma outra capital do Brasil. Quando venho aqui me sinto em casa e quando saio, saio com o desejo de voltar em breve”, diz animado.

O concerto ainda conta com a participação do harpista russo Sasha Boldachev. Viegas diz que se surpreendeu com o talento do músico. “Fiz pesquisa e vi que era um dos maiores harpistas da atualidade. Trata-se de um jovem de apenas 29 anos de idade, mas com grande maturidade artística e humana. Nossa relação musical foi ótima desde o primeiro compasso e estou ansioso pelo concerto que faremos”. 

O compositor e harpista Sasha Boldachev toca desde os quatro anos de idade e é reconhecido pelo talento ao tocar a harpa, um dos instrumentos mais antigos. Ele já se apresentou em vários países e ganhou inúmeros prêmios. É considerado um dos melhores do mundo na atualidade.

Grupo Quaternura e Quarteto Radamés Gnattali estão na programação

O terceiro dia do Festival Internancional de Música do Pará (Fimupa) também oferece na Sala Ettore Bosio, do Instituto Estadual Carlos Gomes, o concerto do grupo Quaternura, às 12h, com entrada franca. E às 18h quem se apresenta na Igreja de Santo Alexandre é o Quarteto Radamés Gnattali, também com entrada franca.

O quarteto de cordas Radamés Gnattali é conhecido na cena musical erudita como um dos melhores do Brasil. O quarteto é formado por Carla Rincón (violino), Andréia Carizzi (violino), Marco Catto (viola) e Hugo Pilger (violoncelo) e foi o único grupo brasileiro a gravar e executar na íntegra as 17 obras escritas por Villa-Lobos - para quarteto de cordas - ao longo de sua vida. Em 2012, Radamés Gnattali chegou a ser indicado ao prêmio Grammy Latino.

O Festival Internacional de Música do Pará foi criado há 32 anos e busca proporcionar uma troca de experiência entre músicos de diversas partes do Brasil e do mundo e ainda promover um encontro do erudito com o público paraense. 

Agende-se: 

Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa)
Concerto Quaternura, às 12h

Local: Sala Ettore Bosio do Instituto Carlos Gomes (Avenida Gentil Bittencourt)
Entrada Franca

Quarteto Radamés Gnattali, às 18h
Local: Igreja de Santo Alexandre (Complexo Feliz Lusitânia)
Entrada Franca

Orquestra Jovem Vale Música (OJVM), às 20h30
Local: Theatro da Paz (Praça da República)
Ingresso R$ 2,00

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA