Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Do rap ao carimbó: confira os lançamentos de Kratos, Bella, Suavemente Sounds e SuperSelf

Artistas paraenses movimentam a sexta-feira com lançamentos de álbuns, singles e videoclipes

Lucas Costa

Seguindo a onda de lançamentos de artistas paraenses, que tem mantido as playlists aquecidas de novidades nos últimos dias, nesta sexta-feira (2) chegam ao streaming produções que vão desde o rap que narra a vida da periferia de Castanhal, até a mistura de gêneros tipicamente paraenses composta na quarentena.

Um dos destaques entre os lançamentos é “Tinha Que Ser Preto”, o novo álbum de Kratos. Da Baixada do Milagre, periferia de Castanhal (Pará), o artista de 18 anos traz para a música os laços de amor que criou no local, onde também viu sonhos serem esquecidos e roubados.

Desde criança, Kratos aprendeu sobre o valor da simplicidade na “Baixada”, seja na divisão das contas ou nas brincadeiras de rua. Foi assim que o rapper começou a contar a sua história e registrar seus sentimentos em versos após os treinos de futebol, e mostrar o verdadeiro sentido da frase “Tinha Que Ser Preto”, que agora dá título ao seu álbum.

Conhecido pelos versos fortes combinados à beats agressivos, Kratos explora o seu lado vocal no projeto. “Tinha Que Ser Preto” mescla rimas com músicas cantadas e letras potentes. O álbum abre com a faixa “Nós ta no jogo”, produzido pelo beatmaker Erick Di, onde Kratos relembra as lições que aprendeu na “baixada”. “Tudo que eu vi se resume em ódio e, mesmo assim, eu consigo amar. Na melhoria, vários vão chegar, por isso eu não posso falhar”, canta.

Além de Kratos, quem também apresenta novidades para as playlits é a cantora Bella, com seu primeiro EP, “Enlaço”. Em seu trabalho de estreia, a artista de Belém une ritmos latinos, guitarrada e carimbó, para contar a história de um amor que acabou.

Reunindo quatro faixas, o EP está disponível nas plataformas digitais de música desde o dia 31 de março. Bella explica que as canções compõem uma espécie de narrativa, conectadas umas às outras.

“Cada faixa aborda uma fase dessa história, desde o início do romance [Desejo], até o momento da separação, quando tudo o que resta é saudade [Bolero Pra Dois]; além disso, cada faixa é representada por um elemento da natureza, que ajuda a contar essa história, de uma maneira sinestésica”, conta Bella.

Estreando como artista solo, Bella tem uma carreira em Belém como artista de teatro musical, e já participou de espetáculos como “Os Miseráveis”, “Cats”, “Pra Quem é Addams”, “Fica Frio” e, atualmente, o musical “Six”.

Singles inauguram novas fases

Os singles também pedem passagem entre os lançamentos da semana. A banda SuperSelf apresenta “Imperdoável”, faixa que chega junto a um videoclipe nesta sexta. A canção é descrita como um passeio pelos ciclos da vida, explorando o perdão e a beleza das novas possibilidades que a despedida traz.

“Imperdoável” faz ainda alusão aos Beatles, grupo que a SuperSelf carrega como uma de suas principais referências. A faixa foi escolhida para abrir as portas para o lançamento do próximo álbum da banda, planejado para o próximo mês. Rael Andrade, vocalista do grupo, fala da escolha.

"A música quando se materializou, senti que havia força ali e mostrei logo aos colegas da banda. Começamos a ensaiar e de imediato ganhou forma. Música gostosa de tocar e vimos que chega bem aos que ouvem-na, ela se comunica bem com o ouvinte. Certamente vem daí a escolha para ser a primeira, das 10 canções que gravamos, a ser mostrada e batizar o álbum. Além de ser um xodó pra gente. Acho que o recado principal dela fala sobre coragem e renovação: coragem para encarar a vida e seus desafios, suas incertezas e mistérios, e renovação para se perdoar e perdoar o mundo. Mas sobretudo, ‘Imperdoável’ é uma bela canção de Rock And Roll", explica Rael.

O videoclipe de “Imperdoável” estreia no canal da banda no YouTube às 12h. Em frente às câmeras, Cecília Ramos e Rafaela Potiguar estrelam a produção, além da própria banda. O vídeo tem produção assinada pela Zona Filmes, e foi idealizado e dirigido por Lê Barros.

Completando a lista de lançamentos, a banda Suavemente Sounds chega com o single “Faz de mim teu lar”, que chega celebrado com uma live especial.

Além de um discurso de união e paz em tempos de pandemia, o novo single da banda também é descrito como um convite à reflexão de novos pensamentos e um mundo novo. Com influências de Bob Marley, Chronixx, Planta & Raiz, Ponto de Equilibrio, Cidade Verde e Braza, a música tem produção de Flávio Guarany e Caio Furtado, e masterização de Braga.

“É muito triste ver que o mundo como está regredindo e pensamentos retrógrados e arcaicos estão contaminando a sociedade novamente. Além de ser um desabafo e um alerta, ‘Faz de mim teu lar’ também é um convite à reflexão e a construção de bons pensamentos e um mundo novo”, explica Flavio Guarany, vocalista da banda.

A Suavemente Sounds também se prepara para o lançamento do primeiro álbum, e tem em “Faz de mim teu lar” o ponto de partida para a nova fase. “Vamos finalizar nosso primeiro CD e focar nos videoclipes, também não vemos a hora de voltar para os shows presenciais. Quando tudo isso passar e estiver seguro, é a primeira coisa que faremos! Mas até lá, estamos acompanhando com muita fé a vacinação, planejando participações em editais de cultura, produzindo mais algumas músicas”, adianta Flavio.

Além do novo single, o público vai poder acompanhar uma live de lançamento com um show especial da banda. A transmissão começa às 16h20, pelo instagram da Suavemente Sounds (@suavemente_sounds).

Música
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA