Do batuque ao rap: veja os lançamentos paraenses da semana

Álbuns novos de Jeff Moraes e Bruno BO chegam junto clipe de Kikito e single de Ruan Moraes

Lucas Costa
fonte

Com uma semana farta de lançamentos da música, os paraenses tem motivos de sobra para atualizar as playlists com o que vem sendo produzido pelos artistas da terra. Começando pelo disco de estreia solo de Jeff Moraes, “Tambor e Beat”, lançado no último sábado em meio a um show no Teatro Waldemar Henrique.

O lançamento do primeiro CD da carreira com música autorais marca um momento muito especial na carreira de Jeff, que soma trabalhos na música, teatro e TV a mais de 10 anos na capital paraense. A beleza da Amazônia paraense, inclusive, também é tema das composições de Jeff.

“Tem uma coisa que me inspira muito em Belém  é a exuberância de água. Uma cidade rodeada de água doce. E eu sempre canto isso, eu acho que essa água que rodeia Belém está diretamente ligada a minha ancestralidade. Belém é uma cidade de Oxum e isso me inspira muito a compor”, explica.

O novo disco traz oito faixas, algumas já lançadas como singles anteriormente como “Menino Preto” e “Coisa de Pele”. O disco está disponível nas plataformas de música digital.

Quem também chega com álbum novo é Bruno BO, que lança “Marcantes 2.0”. Pioneiro no cenário rap e hip hop amazônico, ele apresenta um álbum de releituras de clássicos da música paraense em versões trap, reggaetown e cumbia. Unindo as letras românticas do brega ao grave do baixo, o trabalho traz as participações de artistas fundamentais para o passado e presente da sonoridade nortista, em uma ode ao tecnobrega, que está disponível no YouTube.

Apesar do clima de festa, Bruno conta que a concepção do projeto surgiu de um momento conflituoso e delicado, marcado por uma crise sanitária e social, que levou as pessoas a ficarem em casa. No confinamento, ao lado da diretora artística do álbum, Lúcia Maciel, que é esposa de BO, Bruno percebeu que nos momentos tristes e nos momentos alegres, o brega marcante foi quem cumpriu um papel de alento, muito por toda a carga afetiva que carrega no coração de muitos paraenses.

“Esse período definitivamente não foi e segue não sendo fácil para ninguém, mas no dia-a-dia da vida em casa, o brega nos acompanhou. Seja para chorar ou tomar uma cerveja, aquela música nos trazia harmonia e união. Foi aí que eu e Lúcia chegamos à conclusão de que, embora as letras não fossem minhas, a música do BO nesse momento não poderia ser outra que não o brega marcante. É um álbum de releituras, mas sem deixar de ser extremamente íntimo e pessoal para mim”, conta.

Outro lançamento é o videoclipe de animação de “Derreto e Evaporo”, single de Kikito em parceria com Raidol. A faixa é inspirada nas percepções de Kikito sobre a obra de Zygmunt Bauman, com um videoclipe que mescla filmagens com animações feitas pelo próprio artista.Com uma videografia que passeia por produções cinematográficas conectadas como os clipes de “Retina” e “Jogo de Espelhos”, animações e produções experimentais; Kikito carrega essa veia de conexão entre o audiovisual e a música. Em “Derreto e Evaporo”, o artista expande essa conexão.

“Esse trabalho é, até agora, onde consegui atingir o maior pico dessa união, é onde consegui chegar mais perto disso, de unir a música e o visual, e unir o que eu imagino com o que eu ouço. Consegui botar nesse vídeo tudo o que está na minha cabeça quando ouço a música, e é uma experiência bem legal”, conta.

Cantor que embala o público no estilo sofrência, Ruan Moraes também entrega um novo single. Lançado no sábado, “Parceiro Urso” é promessa de hit.

Apaixonado pela música desde muito cedo, começou a cantar na igreja que frequentava e a se descobrir enquanto músico quando tinha apenas 5 anos. O ano de 2021 foi de muito crescimento para o projeto de Ruan, onde o músico começou a ganhar mais formas e vieram outras gravações, trazendo releituras de grandes sucessos com o CD “Baú do Ruan”, “Ruan Canta Pablo” e grandes sucessos da atualidade.

“Músicas voltadas para o cotidiano do dia a dia do povo com uma pegada dançante e envolvente, é isso que eu gosto de fazer, poder cantar e levar felicidade e muita energia positiva para o público que me acompanha”, diz Ruan sobre o estilo musical que segue atualmente.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA