Cantata audiovisual conecta Pará, Minas Gerais e Espírito Santo

Inspirada em clássico infantil, ‘Fernão Capelo Gaivota’ une alunos do Vale Música e Orquestra Ouro Preto em produção inédita.

Lucas Costa, de O Liberal
fonte

Um projeto que leva ao Natal a união entre a arte produzida em três estados brasileiros, desembarca no YouTube e Spotify nesta quartafeira, 22, às 20h. A cantata cênica “Fernão Capelo Gaivota” une a Orquestra Ouro Preto e o Instituto Cultural Vale, em uma celebração da riqueza da arte brasileira, unindo literatura, dança e música em uma conexão sem fronteiras com jovens artistas do projeto Vale Música de Serra (ES), Belém (PA) e Corumbá (MS).

Assista aqui a partir das 20h.

A mistura improvável da arte de diferentes cantos do Brasil, em cenários diversos e exuberantes, se torna realidade na produção audiovisual inédita: uma cantata cênica para coro infantil, balé e orquestra. O livro homônimo que dá título à cantata é um clássico da literatura mundial de Richard Bach, e ganha novos contornos com a adaptação para orquestra, coro, narrador e balé assinada pelo Maestro Rodrigo Toffolo. A história que fala sobre a liberdade, a aprendizagem e o amor conta ainda com nomes de peso como Tim Rescala, autor da música original; e a narração conduzida pela doce voz da atriz Zezé Motta.

image Orquestra da Fundação Vale Música. (Íris Zanetti/ Divulgação)

De Belém do Pará, os jovens da Orquestra de Cordas e Sopros e as 65 crianças, que compõem o Coro Infantil Fundação Amazônica de Música, se apresentam em cenários marcantes como o Mercado Ver-o-Peso, a Estação das Docas, o Mangal das Garças e o Forte do Presépio. De Serra, no Espírito Santo, os músicos da Orquestra de Cordas e Sopros mostram seus talentos na Praia de Manguinhos, na Ilha das Caieiras e na Igreja de Queimados. E do coração do Pantanal, bailarinos da Cia. de Dança do Pantanal flutuam como pássaros pela natureza da Serra do Amolar.

Para o Maestro Rodrigo foi uma experiência ímpar presenciar a diversidade da arte brasileira em um projeto tão inovador. “Sempre achei que esse é daqueles livros que todo mundo deveria ler na vida. Ele tem uma mensagem muito importante sobre a liberdade, o amor e a beleza de acreditar em si mesmo. Esse projeto é um sonho realizado, que mostra a potência da história de Fernão Capelo através da música, do canto e da dança brasileira. É um projeto lindo, motivo de muito orgulho para todos nós e o brilho nos olhos desses jovens músicos e bailarinos espalhados pelo Brasil comprovam que as possibilidades são sim, infinitas. Assim como a paixão por voar transformou Fernão, acredito que a paixão pela arte e pela música pode transformar as pessoas”, completa o maestro.

A gerente do Instituto Cultural Vale, Christiana Saldanha, destaca o encontro entre um clássico da literatura, dos alunos do Programa Vale Música e dos bailarinos da Cia de Dança do Pantanal. “Fernão Capelo Gaivota nos ensina que podemos ir além. Fernão tinha paixão por voar e buscou conhecer e aprender mais sobre o que o voo lhe permitia. Foi a primeira gaivota a fazer acrobacias! Se não fosse sua curiosidade, isso não teria sido possível. É especialmente simbólico celebrarmos um ano de dedicação de jovens músicos e bailarinos às artes neste espetáculo tão especial ao lado da Orquestra Ouro Preto. Ao mesmo tempo, é um momento para vislumbrarmos, juntos, um futuro de possibilidades através da cultura”, diz.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA