CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Manoel Cordeiro ministra workshop em Capanema

“Cultura em movimento – Circuito itinerante de arte e cultura” vai passar por cinco municípios da região nordeste paraense

Bruna Dias

A partir de hoje (19), o projeto “Cultura em movimento – Circuito itinerante de arte e cultura”, leva para diversos municípios do nordeste do Pará uma programação extensa com rodas de conversas, oficinas, palestras, works e shows. No total, 150 agentes culturais, pertencentes a 22 municípios, serão formados gratuitamente, nos campos de produção, comunicação e elaboração de projetos culturais

Abrangendo agosto, setembro e outubro, Capanema, Bragança, São Miguel do Guamá, Capitão Poço e Salinópolis terão programação do circuito com o Mestre Manoel Cordeiro. A realização é da Cultura em Movimento e Instituto Arco Norte.

A primeira cidade que irá receber o projeto, é Capanema. Para hoje, a programação é iniciada com show de Manoel Cordeiro, a partir das 21h. Amanhã o dia é iniciado com a “Roda de conversa política cultural”, a partir das 8h e no mesmo horário a “Oficina de Elaboração de projetos culturais”, que terá duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde.

O Mestre Manoel Cordeiro será responsável pelo “Workshop Introdução à Produção Musical”, nos horários de 10h30 e 16h.

“Iniciamos em Capanema porque é onde o projeto nasceu em 2017, e ganhou corpo para hoje poder expandir e chegar em outros municípios polos do nordeste paraense. Foi lá que o projeto ganhou visibilidade e respeito perante os fazedores de cultura locais, pelo trabalho em elaboração de projetos culturais, captação de recursos e com eventos sempre gratuitos e que priorizam a ocupação produtiva dos espaços públicos”, explicou o coordenador geral, Geovane Maximo.

A necessidade de oferecer ferramentas profissionalizantes para quem faz cultura no Pará é a parte mais importante do “Cultura em movimento”. A intenção é estimular e compartilhar informações que fomentem o consumo de arte produzida na região, contribuindo para a formação de uma cadeia produtiva de economia criativa.

“O projeto no formato de ‘Circuito Itinerante de Arte e Cultura’ com o Mestre Manoel Cordeiro é uma oportunidade de um coletivo de artistas e produtores culturais do município de Capanema juntos com o Mestre de se conectar, trocar experiências e tecnologias sociais com artistas e produtores de outros municípios do nordeste paraense, que enfrentam dificuldades e desafios semelhantes no fazer cultural, sobretudo, pela fragilidade e ausência de políticas culturais. Portanto, além de preparar os fazedores de cultura para participarem de editais de financiamento cultural, o projeto possibilitará que esses agentes encontrem juntos soluções criativas e solidárias para contribuir com a organização da cadeia produtiva da economia criativa no interior do Estado, a começar pelo nordeste paraense”, acrescentou Geovane Maximo.

Depois dessa etapa, Bragança recebe o projeto. Nos dias 27 e 28 deste mês serão realizadas a “Roda de conversa política cultural”, “Workshop Introdução à Produção Musical com Mestre Manoel Cordeiro” e a “Oficina de Elaboração de projetos culturais”.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA