CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ilha de Cotijuba, em Belém, tem pré-Carnaval com Festival Caruê, Casa do Acarajé e Rota Turística

Samba de roda, carimbó, dança afro e oficinas integram a programação cultural coordenada por Mãe Juci D’Oyá a ocorrer em 7 e 8 de fevereiro

Eduardo Rocha
fonte

A cultura afro-indígena integra a identidade amazônica e será celebrada na Ilha de Cotijuba, no estuário do Município de Belém, em 7 e 8 de fevereiro, por meio do Festival Caurê. Esse evento, também chamado de Carnarimbó dos Filhos e Filhas da Onça, tem à frente Jucilene Souza Carvalho, Mãe Juci D´Oyá, uma guardiã da tradição dos costumes ancestrais do povos negro, indígena e ribeirinho nessa região do bioma. O festival funciona como um evento pré-Carnaval e terá uma programação com muito samba, carimbó, dança afro e oficinas paras os participantes, com destaque para a inauguração da Casa do Acarajé e do Roteiro Turístico Caruê.

“Minha trajetória na cozinha é um chamado ancestral”, diz Mãe Juci D´Oyá, baiana de acarajé e guardiã da memória afro na Amazônia. Essa filha de Oyá, natural de Portel, mulher negra e lésbica, segue a orientação de fazer o acarajé como forma de manter a ancestralidade e sua ligação com o mundo espiritual. Nesse sentido a Casa do Acarajé será lançada como um empreendimento ancestral, antirracista, antipatriarcal, contra a LGBTQIfobia e que reflete a força das Mães Pretas. 

Mãe Juci conta com a sabedoria adquirida em suas vivências no Candomblé Ketu. Ela, então, idealizou um
festival que reúne gastronomia africana e praiana amazônica a preços populares, shows gratuitos de artistas que representam a resistência afro-indígena no Pará, oficinas de dança afro e acarajé e o lançamento da Rota Caruê, um roteiro turístico integrante do projeto “Rotas Negras”, do Ministério da Igualdade Racial.

A rota inicia no igarapé com dança afro e termina na praia com um banho cheiroso de ervas. O nome do Festival se refere ao reino encantado das Filhas da Onça e evoca a
força ancestral paraense que será alimentada nesse encontro de culinária, música e turismo afro-diaspórico numa grande celebração com Borblue, Samb’Axé, Coletivo de Carimbó de Icoaraci, artistas com um trabalho na valorização das raízesm africanas, e ainda oficinas culturais no clima do Carnaval.

Serão realizadas oficinas de acarajé e comidas africanas, com repasse do significado ancestral dos alimentos. A oficina inaugura oficialmente a Casa do Acarajé na Ilha de Cotijuba. O público vai poder conferir uma oficina sobre Dança Afro/Samba de Roda. O Samba de Roda, matriz do Samba, naceu nas cozinhas e quintais das casas de candomblé. Era dançado pela mulheres para celebrar as matriarcas, as Yabás e o sucesso das obrigações. Quem conta é a Yalorixá Ekedjy Adrieny Batista do Ilé Àse Dan Olu Òrun Ayé, coordenadora da oficina, cujo resultado será apresentado nas margens do Igarapé, onde começa a
Rota Caruê.

Serviço:

Pré-Carnaval em Cotijuba, 7 e 8 de fevereiro
Festival Caruê: Carnarimbó dos Filhos e Filhas da Onça

Com inauguração da Casa do Acarajé, na Rua da Onça, s/n,
Praia Funda, Ilha de Cotijuba, Belém-PA

Programação:

Sábado, dia 7:

12h - Almoço Regional Praiano (peixe, moqueca, pratos típicos, etc), a partir de R$20

14h - Oficina de Acarajé e Comidas Africanas (Mãe Juci d’Oyá)

15:30 - Oficina de Dança Afro e Samba de Roda (Ekedji Adrieny)

17h - Abertura da festa com gira de Axé no Mastro de São Benedito e São Sebastião

18h - Janta Regional

19h - Show PoeZé, de Borblue

20h - Banda Afro Samb’Axé

22h - Roda de Carimbó com Mestre Nego Ray, Priscila Cobra, Bruno Barros e coletivo de carimbó de Icoraci

Domingo, dia 8:

08h - Café Regional

09h - Rota Caruê - Dança Afro no Igarapé/Banho de Axé na Praia

10:30h - Encerramento com Merenda Regional

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA