CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Grupo Xuatê Carajás realiza o primeiro Zimba Carajás – Festival de Carimbó de Parauapebas

Entre as atividades, estão rodas de conversa, oficinas e também show virtuais nos dois últimos dias do evento

Ana Carolina Matos
fonte

Deste sábado, 5, até o dia 12 de setembro, o Grupo Xuatê Carajás realiza o 1º Zimba Carajás – Festival de Carimbó de Parauapebas, projeto contemplado com o prêmio Preamar de Arte e Cultura da Secretaria de Estado de Cultura. A iniciativa terá diversas atrações, que serão promovidas de forma virtual por meio da página da programação no Facebook. Entre as atividades, estão rodas de conversa, oficinas e também um show na web nos dois últimos dias do evento. Neste sábado, o encontro "Papo de Carimbó" promove uma roda de conversa com fazedores de carimbó de Parauapebas, a partir das 17h. O bate-papo terá a participação de Sandra Santos, Kissy Ferreira, Antônio Ferreira, Clodoaldo Souza , Thiago Bragança , Daniel Leão, Marcio Carneiro, Cristiano Cerqueira, com mediação de Solange Loureiro.

Idealizador do Festival, Thiago Bragança explica que a iniciativa tem como objetivo incentivar o consumo de cultura popular local na região do sudeste paraense. "A gente espera que tanto a gestão pública quanto a população passe a dar valor no nosso trabalho e dos demais grupos de Carimbó aqui. Porque de fato a gente que vai pra rua, ministra oficina, ensina a tocar, dançar... Nós fazemos a cultura popular junto com outros grupos, mas infelizmente a cultura popular é desvalorizada aqui", lamenta.

Domingo, 6, o encontro "Carimbó e a salvaguarda" reúne mestres de várias partes do Pará para debater o gênero musical. Os convidados são: Mestre Manuel e Zuleide Alves, de Marapanim; Mestre Lucas Bragança, de Belém; Mestre Sabá e Mestra Teodorina Loureiro, de Santarém Novo; Mestre Paulinho Barreto, de Santarém; Mestre Bene, de São Miguel do Guamá e Mestre Pedro, de Cachoeira do Arari. Na segunda, 8, Ismael Pinheiro ministra a oficina "Dança de Carimbó", a partir das 18h. Terça, 9, Thiago Bragança comanda a oficina "Banjo – Sotaque de banjo", a partir das 19h. Já no dia 10, haverá a oficina de "Confecção de Maracas", com o Mestre Lucas Bragança.

No penúltimo dia, é hora das atrações musicais com show transmitido na web a partir das 19h. A festa fica sobre o comando de grupos de carimbo da região de Carajás: Raízes Parauara e Xuatê Carajás de Parauapebas; Mayrabá de Marabá e Flores do Carimbó de Canaã dos Carajás. O encerramento do dia 12 é com o show “Zimba Carajás” com os estilos raiz e estilizado do gênero, a partir das 17h. A programação terá a participação dos Grupos Xuatê Carajás de Parauapebas; o Grupo Sancari, Grupo Frutos do Pará e Sabor Marajoara de Belém; Grupo de Carimbó Os Quentes da Madrugada de Santarém Novo e Grupo Revelação do Zimba de Salinópolis.

Uma das produtoras do evento, Solange Loureiro conta que a ideia do projeto já existe há cinco anos, mas que só foi possível a realização em 2020. "Quando escrevemos o projeto, já tínhamos pensando em setembro, justamente por ser uma data importante em que o carimbó se tornou patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Por isso, a gente está promovendo esse evento pra promover um debate sobre o carimbó e instigar as pessoas a conhecerem", enfatiza.

Para realização do evento, a Associação de Tradições Culturais Xuatê Carajás contará com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Hotel Ibis Styles, Centro Mulheres de Barros, Secretaria de Cultura de Parauapebas, Flexanet, Hamburgueria El Burguer e Campanha Carimbó Patrimônio Brasileiro.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA