Geraldo Azevedo estreia na web o show do álbum 'Solo Contigo'

A programação cultural do sábado tem ainda Elza Soares e Flávio Renegado, a 'Nave do ET', Luan Santana e Luísa Sonza, Samuel Rosa e muito mais

Enize Vidigal

Lives e shows presenciais

No sábado, 26, a cantora Leila Pinheiro faz a segunda live da série EmCasa#Comigo, às 20h, interpretando canções de Roberto Carlos. Vendas de ingressos solidários pelo Sympla e transmissão pelo Youtube.com/leilapinheirooficial

Neste sábado, 26, Geraldo Azevedo estreia na web o show do álbum “Solo Contigo”, às 21h, com transmissão pela plataforma Teatro Riachuelo do Rio de Janeiro e ingressos vendidos pelo Sympla. Parte da arrecadação será destinada à equipe técnica do e compositor.

O festival itinerante de música negra IMuNe traz neste sábado, 26, o show com Elza Soares e Flávio Renegado, Banda Imune, Meninos de Minas feat MC Dellacroix e Favelinha Dance. O evento gratuito é transmitido pelo perfil @coletivoimune no Instagram e pelo canal do evento no YouTube.

Gal Costa comemora 75 anos neste sábado, 26, com o show ao vivo “Gal 75” que será exibido pelo canal TNT, às 22h, e pelo YouTube do canal.

O Espaço Cultural Apoena apresenta neste sábado, 26, samba, brega e discotecagem a partir das 16h com Coletivo Beatiú, seguido do grupo Fé No Batuque Acústico e Gabriel Xavier e Maré Cheia. Ambos com couvert artístico de R$ 10. E, no domingo, 27, Silvinha Tavares se apresenta a partir das 13h com couvert a R$ 7.

O Espaço Apoena recebe o 'Fé no Batuque' neste sábado entre suas atrações (Divulgação)

A Banda Resenha do MPB, se apresenta neste sábado, 26, no Mirante do Combu, a partir das 15h, com muita swingueira.

Claudio Wallace e The Rockers apresentam o show “Acoustic Classic Rock", em Belém, neste sábado, 26, no Espeto Pub & Steak House, às 16h, e no Hoppy Pig, às 22h.

Ricardo Ramos realiza o show de voz e violão neste sábado, 26, no Cordeiro Grill, às 21h; e no domingo, 27, no Grill Mix, às 14:30h.

Os vídeos dos pocket shows dos artistas selecionados pelo Edital Arte Como Respiro, do Itaú Cultural, continuam sendo disponibilizados diariamente até o domingo, 27, no site da instituição, a partir das 20h. Neste sábado, 26, Dorivã Passarim do Jalapão (TO) toca MPB e samba em voz, violão e percussão; Talita Avelino (SP) apresenta canções autorais de influências nordestinas; e Luiz Tatit (SP) traz em voz e violão as músicas dele, algumas gravadas por Ney Matogrosso, Zélia Duncan e outros. 

Neste sábado, 26, o DJ Ricardo RT se apresenta com a festa Brazuca Rock pela plataforma ShowIn, a partir das 21h, com venda de ingresso.

Neste sábado 26, Juca Culatra, Will Love, Vibrance, Thaís Badu, Mel Pinheiro, Maderito, Tiffany Boo, Sidou e Guitarrada das Manas se apresentam em live, às 20h, no show “Nave do ET”, com transmissão pelo canal de Juca Culatra no Youtube.

Neste sábado, 26, a banda Sambalook realiza o show de lançamento da nova música “Desgaste”, no Enjoy Pub, às 20h.

A cantora Gaby Cunha realiza live musical especial neste sábado, 26, às 20h pelo canal do Youtube da cantora.

Luan Santana, Luísa Sonza e a Giulia BE se apresentam em live romântica denominada “Clássicos”, neste sábado, 26, a partir das 20h, com transmissão pelos perfis dos artistas no Tik Tok e pelo canal do Youtube de Luan. O show terá quatro horas de duração.

Samuel Rosa realiza neste sábado, 26, live em formato acústico ao lado de Juliano Alvarenga, guitarrista da banda Daparte e filho do músico do Skank, para lançar o canal no Youtube. A transmissão será feita, às 17h, diretamente do estúdio Sonastério, em Belo Horizonte, através no Youtube de Samuel Rosa.

Eduardo Dussek e Wanderleia se apresentam nestes sábado e domingo, 26 e 27, respectivamente, na programação virtual e gratuita do Sesc São Paulo, dentro da série de música #EmCasaComSesc. Os shows serão transmitidos pelo Instagram Sessc Ao Vivo e pelo canal do Youtube Sesc SP, sempre a partir das 19h.

O Bando Mastodonte se apresenta em live neste sábado, 26, a convite do Festival Imagine 2030, que reúne programação inteiramente gratuita e pautada nos objetivos de desenvolvimento sustentável promovidos pela Agenda 2030 da ONU, com transmissão no Youtube (Rede Imagina Copa) e Facebook (Imagine2030) do festival a partir das 21h.

Rick Wakeman, Robben Ford, Al Di Meola, Stanley Jordan, Pepeu Gomes, Yamandu, Edgard Scandurra estão entre os artistas da 6ª. edição do Festival BB Seguros de Blues e Jazz, que inicia neste sábado, 26, a partir das 17h, com transmissão on line gratuita pelo Facebook (@festivalbbseguros) e Youtube (Festival BB Seguror de Blues e Jazz).

A série #SalaDigital da Sala Cecília Meireles, da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj), transmite ao vivo o último concerto do Ciclo Integral das Sonatas de Beethoven com Emmanuele Baldini (violino) e Lucas Thomazinho (piano), neste sábado, 26, às 19 horas, pelo canal da Sala Cecília Meireles no Youtube. 

No domingo, 27, a Orquestra Ouro Preto realiza a live de lançamento do novo álbum “Beatles Vol.2”, às 11h, transmitido do Grande Teatro do Sesc Palladium, em Belo Horizonte, pelo canal do Sesc Minas no Youtube.

No domingo, 27, a cantora carioca Lana Rox, artista da nova geração que mistura rock, rap e reggae, faz show on line pela plataforma ShowIn, com ingresso pago, às 18h.

Na segunda-feira, 28, a partir das 20h, o maestro João Carlos Martins sobe ao palco do Teatro do Sesi SP para comandar a Bachiana Filarmônica SESI-SP em um concerto comemorativo ao Dia Internacional da Música (1º/10). A live será transmitida pelo Youtube e Facebook do Sesi SP e pelos canais oficiais do maestro.

Cinema, TV e Espetáculos

Supla, Murilo Couto, Fabio Rabin, Paulo Bonfá e músicos que passaram por bandas como Sepultura, Angra, Shaman e Fresno são alguns dos artistas que participam da programação ao vivo e gratuita promovida pelo Play Music Com nos dias 26 e 27. O objetivo é promover uma experiência com música, humor e cultura pop. A transmissão será realizada pelo YouTube e ficará disponível no site www.playmusiccon.com.br.

O Itaú Cultural fecha a programação de setembro do Palco Virtual com a versão online dos espetáculos “Villa”, dirigida por Diego Moschkovich, na terça-feira, 29, às 20h, para adultos, e “Cavaco e sua Pulga”, com a Caravana Tapioca, neste sábado e domingo, 26 e 27, às 15h, para as crianças. E na segunda-feira, 28, às 20h, acontecem os ciclos de leituras dedicados a textos de jovens dramaturgos dos estados do AP, ES, MA, MG, RJ, RS, SC e SP, focados na Dramaturgia Negra.

Inffinito Film Festival tem festa virtual de abertura neste sábado, 26. O evento que difunde o cinema nacional no exterior, inicia no Brasil, no domingo, 27, com a exibição on line e gratuita de uma seleção de filmes a partir do documentário "Quero Botar Meu Bloco Na Rua", de Adriana Dutra. Ainda, haverá mostras de cinema indígena e de produções do homenageado do festival, Daniel Filho, e o acesso a festas com DJs convidados, debates, lives e master classes. A programação será disponibilizada na plataforma de streaming www.inff.online.

No domingo, 27, Esther Góes apresenta “As Mulheres e Aristófanes” na programação virtual do Sesc São Paulo da série de teatro #EmCasaComSesc. A direção do espetáculo é de Marcio Aurelio e participação de Ariel Borghi. Classificação de 14 anos. A transmissão inicia às 21h30, pelo Instagram Sescaovivo e canal do Youtube do Sesc São Paulo.

No domingo, 27, o espetáculo teatral “Pandas ou Era uma Vez em Frankfurt” será exibido em sessão única, pelo canal da Cia Banquete Cultural no Youtube, a partir das 19h, com ingresso solidário. A produção foi o melhor espetáculo na categoria drama, escolhido pelo Júri Popular, no 1º Festival de Teatro Online em Tempo Real do Rio de Janeiro. Classificação 16 anos.

A vida de um dos maiores educadores do Brasil será encenada em "Paulo Freire, o andarilho da utopia". A montagem tem temporada on-line, até o dia 27 de setembro, aos sábados (21h) e domingos (16h). A venda de ingressos está disponível pelo Sympla e a transmissão do espetáculo será feita pela plataforma Zoom.

O Instituto da Cultura Árabe – ICArabe, com correalização do Sesc São Paulo e CineSesc promove até 27 de setembro, a Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa, exclusivamente online no site www.mundoarabe2020.icarabe.org.

A Federação Estadual de Teatro do Pará, vai realizar o projeto “Seis horas de live de teatro”, com oito espetáculos, entre infantis, juvenis e adultos, de diversos municípios do Estado do Pará. O evento on-line será no dia 27 de setembro, a partir das 18h, com transmissão pelo facebook do Fernando Rassy.

O espetáculo “Quem Prospera Sempre Alcança”, com dramaturgia e direção de Leonardo Cortez e atuação de André Santos e Djair Guilherme, será exibido gratuitamente nesta segunda e quarta-feiras, 28 (ao vivo) e 30, e na sexta, 2 de outubro, às 20h, no canal do Youtube do Atendimento Kavantan. A peça, que aborda a determinação dos brasileiros em encontrar novas opções de trabalho por conta própria, ganha adaptação aos tempos de pandemia. Classificação livre. 

O CineSesc estreia novos títulos na série #EmCasaComSesc. Os novos filmes são as ficções “O Despertar das Formigas”, de Antonella Sudasassi Furniss e “Party Girl”; o documentário “Maria, não se esqueça que venho dos trópicos”; a animação “História antes de uma história”, de Wilson Lazzaretti e o curta-metragem de ficção “Sem Asas”, além da sessão Cine África, com a ficção “Akasha”, que ficará disponível até o próximo dia 30.

O Teatro Porto Seguro apresenta espetáculo inédito ”Pós-F”, com textos da escritora, roteirista e apresentadora Fernanda Young; com Maria Ribeiro e direção de Mika Lins. A peça fica em cartaz até 4 de outubro, com transmissão via streaming direto do palco do teatro.

A plataforma Sesc Cultura ConVIDA! promete animar o público de casa. Um total de 470 artistas de todas as regiões do país se apresentam virtualmente, numa programação variada de artes cênicas, educativas, visuais, audiovisuais, em formatos como podcasts, oficinas, apresentações musicais, entre outros. A programação traz apresentações ao vivo e gravadas, de segunda a sábado, em diferentes horários. Tudo está disponível no site www.sesc.com.br/convida e no canal www.youtube.com/sescbrasil.

A atriz Irene Ravache protagoniza a peça "Alma Despejada" da Série "Espetáculo de Teatro", do Instituto Usiminas, e disponibilizou pelas redes sociais do Instituto Usiminas e pelo canal da Usiminas no YouTube, até o dia 17 de dezembro.

Literatura

A Monomito Editorial realiza uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar a coletânea de autoras paraenses "Trama das Águas". Além do apoio à iniciativa, os apoiadores têm benefícios como livros, marcadores, cartões postais e pôsteres. Os interessados podem apoiar até o dia 16 de outubro, pelo Catarse.

Portal do Conhecimento, ação cultural da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), cria o projeto 'Em casa com o Portal'. Com o objetivo de resgatar a cultura regional, aproximar as pessoas da literatura e provocar o encantamento pela arte; a iniciativa garante o acesso a conteúdos regionais criativos para toda a família durante a pandemia da covid-19. Os conteúdos estão disponíveis nos perfis do órgão no Facebook e Instagram (@ioepaoficial).

Antônio Fagundes narra a primeira história divulgada pela Associação Viva e Deixe Viver, organização sem fins lucrativos que atua com voluntários contadores de histórias em 86 hospitais do País. “O Tigre que queria voar", de Pedro Coutinho Neto, pode ser ouvida no Bisbilhoteca Viva.

Arte e Cultura

O Itaú Cultural exibe “Caminhos da HQ”, série audiovisual sobre a produção brasileira de quadrinhos até o dia 30 de setembro, sempre aos sábados, às 14h. A série traz histórias sobre as trajetórias individuais e em parceria dos autores, temas relacionados a representatividade, público-alvo e os desafios das equipes de edição das ilustrações. O conteúdo pode ser visto no site www.itaucultural.org.br e canal do Itaú Cultural no YouTube.

Fotoativa celebra 36 anos de existência com uma série de atividades virtuais gratuitas e pagas, por meio do Instagram da instituição (@fotoativa). São minicursos, laboratórios virtuais e outras programações que seguem até 8 de outubro.

Editais e Concursos

É Tudo Verdade- Festival Internacional de Documentários está com as inscrições abertas até 18 de dezembro para a 26ª edição, que acontece entre 8 e 18 de abril de 2021. Inscrições e regulamento disponíveis no site www.etudoverdade.com.br. O festival é reconhecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA como evento classificatório para o Oscar.

De 28 de setembro e 2 de outubro, o Itaú Cultural abre as inscrições no site da instituição para o projeto “Infâncias Plurais”, realizado com apoio do Instituto Alana. São 400 vagas disponíveis, com anúncio da seleção até 14 outubro. Até 40 projetos selecionados poderão receber R$ 3 mil, quando realizados individualmente, e R$ 5 mil para grupos. A live de lançamento acontece na segunda, 28, às 17h, com a coordenadora de Educação do Instituto Alana, Raquel Franzim, e a gerente de Memória e Pesquisa do Itaú Cultural, Tatiana Prado, seguida da exposição do filósofo Renato Nogueira, com transmissão no site e perfis do Itaú Cultural no Youtube e Facebook.

O Itaú Cultural abre as inscrições para a terceira convocatória de a_ponte: cena do teatro universitário, voltado a estudantes de cursos técnicos de teatro e de graduação em artes cênicas de todo o país. Nesta edição, agora online, eles podem se inscrever para a aulas virtuais sobre conteúdos pouco explorados nos currículos oficiais, ou inscrever teses de conclusão de cursos práticos ou teóricos 2019/2020, que terão publicação posterior.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo abriu inscrições para o Prêmio São Paulo de Literatura, uma das mais conceituadas premiações do gênero no país. Serão contemplados um autor pela categoria "Melhor Romance de Ficção do Ano de 2020" e outro como "Melhor Romance de Ficção de Estreia do Ano de 2020". Cada ganhador receberá o prêmio de R$ 200 mil. As obras podem ser inscritas até dia 8 de outubro.

1º Prêmio Brasileiro de Fotografia Aérea – Pakuá está com as inscrições abertas até o dia 15 de outubro. Os interessados podem participar do Prêmio inscrevendo até três opções de fotos. As imagens aéreas serão avaliadas de acordo com o tema proposto, além da criatividade, originalidade e qualidade técnica. Dentre os prêmios aos vencedores estão drones, câmeras profissionais e cursos de fotografia. O resultado será divulgado até dia 21 de dezembro. As melhores imagens serão expostas por 30 dias em uma mostra no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais.

A Amazon, o Grupo Editorial Record e a TAG Experiências Literárias promovem a 5ª edição do Prêmio Kindle de Literatura, que reconhece autores independentes no Brasil e suas obras literárias. Os interessados devem enviar seus romances originais e inéditos em português usando o Kindle Direct Publishing (KDP), a ferramenta de autopublicação da Amazon, até 18 de outubro. O autor vencedor receberá R$ 40 mil - um prêmio em dinheiro de R$ 20 mil e um adiantamento de R$ 20 mil para o contrato de publicação da versão impressa do livro pelo Grupo Editorial Record em qualquer um de seus selos editoriais.

1º Salão Nacional de Artes Visuais “Virgínia Antigas” abre as inscrições para artistas nas categorias arte digital, animação, colagem, desenho, escultura, fotografia, gravura, GIF arte, instalação, mixed media, objeto tridimensional, performance, pintura, videoarte e video mapping de artistas brasileiros. As inscrições são feitas pelo site salaonacional.com.br até o dia 26 de outubro.

O concurso fotográfico “Gatos e Gateiros” chega a 3ª edição para distribuir mil reais em prêmios para as três melhores fotos do concurso. As inscrições seguem até dia 8 de novembro de 2020. O concurso é 100% online e gratuito. Qualquer pessoa acima dos 18 anos pode participar. Basta acessar o site  www.gatosegateiros.com.br preencher a ficha de inscrição e em seguida enviar até duas fotos. Uma para o tema – gato sozinho – em que a foto deve mostrar a beleza ou a curiosidade do gato que deverá aparecer sozinho na foto.

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA