#if(!$m.request.preview.inPreviewMode)
CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
#end

Festival Internacional de Cinema Fantástico deste ano será realizado de forma híbrida

O Festival é composto por 119 produções de 34 países e presta homenagem à Helena Ignez, uma das grandes personalidades femininas do cinema brasileiro

O Liberal

O 12º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico, o principal do gênero no País, será realizado a partir de hoje até o dia 19 de setembro, de forma híbrida e gratuita. Participam longas-metragens (ficção e documentários) e curtas-metragens de trinta e quatro países em quinze mostras competitivas. A exibição será pela plataforma https://play.innsaei.tv/. Além das sessões presenciais em Fortaleza, no Cineteatro São Luiz.

Na edição deste ano, a grande homenageada é a atriz e diretora Helena Ignez, ícone do cinema nacional, que recebeu o prêmio de público na 9ª edição do Cinefantasy, com a obra "Fakir”. O festival comemora a carreira da atriz, protagonista de obras icônicas. E pela primeira vez, a curadoria de um festival fantástico é composto somente por mulheres. A lista conta com quinze nomes, entre eles Flávia Guerra (Longas de Documentário), Graciela Guarani (Brasil Fantástico), Julia Katharine (Espanha Fantástica) e Monica Trigo (Longas de Ficção).

Segundo Mônica Trigo, diretora do festival, “o cinema fantástico é um gênero com potencial criativo que permite viagens por territórios desconhecidos e inéditos, exercícios de imaginação, mas que também apresenta pautas atuais e necessárias, por isso, iniciamos a produção do festival trazendo o tema espinhoso do ‘Assédio no Cinema’ para o centro dos nossos debates”, explicou.

Mônica contou ainda, que no meio da trajetória, o grupo Talibã voltou ao poder no Afeganistão. “Lançamos nosso olhar para as meninas e mulheres que podem perder seus direitos à educação, ao trabalho, à liberdade de circulação e à vida. Deixamos aqui o nosso grito pela segurança e contra todas as formas de discriminação e abuso. Nós não vamos nos silenciar sobre as violências. É também o nosso papel”, destacou.

Vale ressaltar que o corpo do júri também é formado somente por mulheres, no total, quarente e cinco juradas, entre elas, Cíntia Domit Bittar, Claudia Ruiz (Argentina), Cristiane Arenas, Daina Giannecchini, Danny Barbosa, Kátia Coelho, Kátia Nascimento, Malu Andrade, Minom Pinho, Sandra Becerril (México), Sabrina Greve e Simone Matos.

Os premiados receberão o troféu José Mojica Marins e o troféu João Acaiabe para a categoria Fantastic Black Power, e as produções brasileiras concorrem a vários prêmios de parceiros institucionais do festival. Além disso, os melhores filmes brasileiros de curta e longa-metragem serão indicados para o disputado Prêmio FANTLATAM, premiação internacional da Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantástico.

Um dos grandes destaques da edição deste ano é a première mundial do filme "As Almas Que Dançam No Escuro" do premiado diretor Marcos DeBrito (Condado Macabro). O festival traz também títulos inéditos e premiados como “Carro Rei”, da pernambucana Renata Pinheiro, protagonizado pelo ator Matheus Nachtergaele; "Jim Button e os 13 Selvagens", grande vencedor da Bavarin Film Awards na categoria filme para jovens, dirigida por Dennis Gansel (A Onda); entre outros.

 

Atividade Paralelas e exposição virtual

O 12º Cinefantasy apresenta uma série de debates e workshops durante o evento. Além da exposição "Elas Estão Comigo", de Daniela Távora, que acontece online, no site oficial do festival de 01 de setembro a 01 de dezembro. Com a participação de artistas convidadas, Vanessa Gil, Gisele Ramires, Virgínia Di Lauro, Neide da Cunha Pinto, Ambrosina Daguerre, a exposição traz uma série de obras produzidas em várias mídias tais como texto, vídeo, desenho e áudio sobre relações artísticas e influências que mulheres exercem nas trajetórias umas das outras. A exposição é composta por desenhos construídos a partir de alegorias dedicadas a cada uma. Toda programação está disponível no site: www.cinefantasy.com.br.

 

Agende-se:

12º CineFantasy

Data: 09 a 19 de setembro

Local: Innsaei.TV (https://innsaei.tv/) e Spcine Play (www.spcineplay.com.br) – Online

Local: Cineteatro São Luiz – Presencial (Rua Major Facundo, 500, Centro, Fortaleza – Ceará)

Programação presencial:

15/09 (quarta)

13h30 – Três Almas

15h50 - Rendez-vous

18h30 - Luz: a flor da maldade

 

16/09 – (quinta)

14h00 – Nuhu yãg mu yõg hãm: essa terra é nossa!

16h00 – Covil

18h30 - Criaturas ordinárias

 

17/09 – (sexta)

14h00 – Açucena

16h00 - Superno

18h30 - O maestro

 

18/09 – (sábado)

10h00 – O porão

14h00 - Anomalia

16h20 - As almas que dançam no escuro

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA