Festa no interior: Festival dos Rios e Arraial de Vigia começam nesta quinta-feira

Evento que celebra a música santarena e quadra junina virtual pedem passagem no Dia de São João

Lucas Costa
fonte

O dia de São João abre celebrações da música por todo o estado. Nesta quinta-feira, 24, começa o Festival dos Rios, evento que abre as portas para a cena musical de Santarém. O festival contará com uma série de shows transmitidos nesta quinta e sexta-feira, sempre a partir das 20h, pelo canal Festival dos Rios no YouTube.

Na lista de atrações, o evento virtual conta com Priscila Castro, Rawi, Duka do Sax, Alquimia Tapajó, Dan Selassie, Chorinho Amigos do Zé, Suraras do Tapajós; além de um super grupo de Carimbó formado por Mestre Osmarino, Paulinho Barreto, Germes Caldeira e Silvan Galvão - todos pelos mestres de Alter do Chão.

Os gêneros são diversos, passando por carimbó, guitarrada, chorinho e muito mais. Os shows tem ainda como cenário a Floresta Encantada, um igapó mágico que se forma na época da cheia no balneário de Alter do Chão.

Realizado desta vez em Alter do Chão, o evento teve outras edições no passado, quando se chamava Conexão. O festival ocorre desde 2010, e teve edições em Belém, Marabá, Bragança e Castanhal.

Este ano, a direção geral do evento é assinada por Marlena Soares, mulher negra, ribeirinha e com um histórico de atuação com a floresta e seus povos tradicionais. Foi ela quem decidiu transformar o Conexão Alter em Festival dos Rios, dando destaque às questões urgentes da cultura da região.

“A ideia foi dar um caráter mais político aos festival, trazendo para o debate pautas como desmatamento, território, ancestralidade e preservação dos rios”, diz Marlena.

Zek Nascimento também soma a produção do evento, e destaca a forma como os artistas abordam o tema central do festival. “Tem um grupo formado só por mulheres indígenas, um artista LGBTQIA+ do interior do Pará e tradicionais mestres de carimbó que cantam as belezas e mazelas dessa região do estado. Também decidimos gravar imersos na natureza, num lugar sagrado, repleto de encantamentos e seres encantados[...]. O festival agora tem conexão não apenas com a música, mas também com a realidade à sua volta”, explica Zek.

Arraial em Vigia

A prefeitura de Vigia também prepara uma programação alusiva à São João em formato on-line. O arraial virtual terá 11 quadrilhas e três bandas musicais, que serão divididas em três transmissões ao vivo, a partir desta quinta-feira, 24.

Chamado de “Arraial Vigilengo”, o evento compensa a suspensão do tradicional festival de quadrilhas pelo segundo ano consecutivo, por conta da pandemia de covi-19. O arraial cenográfico foi montado no ginásio de esportes do município.

O evento não terá público presente, sendo transmitido pela página da Prefeitura de Vigia no Facebook, nas noites dos dias 24, 25 e 26, sempre a partir das 20h.

Nesta quinta, abrem a quadra junina as quadrilhas Encanto Paraense, Simpatia da Juventude, Os Desocupados Vigienses e Fusão Junina. A noite tem ainda apresentação da Banda AL 4.

Na sexta-feira, 25, a live terá participação da Banda Belém, e apresentações das quadrilhas Tradição Junina, Sedução Junina, Atrapalhados na Roça e Mistura Fina. A última live, no sábado, terá a presença da Banda Forró do Sacana e das quadrilhas Top Dance, Malacabados de Vigia e Açucena do Amor.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA