CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Festa do Ritmo celebra a natureza percussiva em concertos a partir desta quarta-feira, em Belém

Evento da Fundação Carlos Gomes terá apresentações e atividades acadêmicas até o sábado, dia 30

Lucas Costa
fonte

A oitava edição da Festa do Ritmo começa nesta quarta-feira, 27, celebrando a percussão e seus atravessamentos. O evento reúne a potencialidade dos instrumentos de natureza percussiva, e ocorre até o dia 30 de abril, com extensa programação artística e acadêmica. Nesta quarta-feira, às 18h, um concerto virtual de abertura ocorre na Sala Ettore Bosio, na sede da Fundação Carlos Gomes.

Artistas internacionais, nacionais e locais estarão juntos em uma agenda com shows, concertos, palestras, masterclasses e oficinas. As atividades serão distribuídas em diversos espaços, o que inclui o Instituto Estadual Carlos Gomes, as Usinas da Paz da Cabanagem e do Icuí-Guajará e, ainda, a Sala Augusto Meira, da Arte Doce Hall, na Avenida Governador Magalhães Barata, nº 1.012, no bairro de Nazaré, em Belém.

Artistas internacionais, nacionais e locais estarão juntos em uma agenda com shows, concertos, palestras, masterclasses e oficinas. Os formulários de inscrição para oficinas e palestras estão disponíveis no site da Fundação Carlos Gomes – www.fcg.pa.gov.br.

O músico Bruno Azevedo, que participa das programações, destaca para o público as apresentações do professor Aquim Sacramento, da Universidade Federal da Bahia. “Ele veio junto com três alunos dele pra cá eles vão fazer um conserto que é muito legal, que junta essa coisa da música popular que na Bahia é muito forte, junto com a música de concerto. Então a apresentação deles é muito interessante por mesclar de uma forma incrível esses dois mundos musicais”, explica.

O artista ainda celebra a possibilidade de intercâmbio com artistas como a professora Clarissa Borba, brasileira que mora na França. “O legal desses convidados, que torna isso tudo tão especial, é que além de músicos incríveis também são pessoas da melhor qualidade - o que agrega, porque uma coisa seria só trazer músicos bons e fica por isso mesmo, mas a presença deles aqui agrega, ensina muito para o pessoal do conservatório, tanto professores, ex-alunos como eu, e os alunos atuais. É um é uma semana muito intensa que gera conhecimento pra vida toda”, destaca o músico.

Bruno esteve no concerto de abertura do evento, realizado na terça-feira. Ele volta a se apresentar no evento no dia 30, às 20h, no concerto de encerramento. A cerimônia será na Sala Augusto Meira Filho, no Arte Doce Hall, e terá a presença de percussionistas como Ney Rosauro, Aquim Sacramento, Ricardo Aquino, Orquestra Sinfônica Carlos Gomes e Grupo da Festa do Ritmo.

Confira a programação completa:

O evento também promove concertos na quinta-feira, 28, na Sala Ettore Bosio. Plagohn - Duo de Baterias, Daniel Gohn e Jayme Pladevall se apresentam às 14h; já BachPará e Clarissa Borba (FRA/BRA) se apresentam às 18h.

Na sexta-feira, dia 29, a sala recebe Aquim Sacramento e Grupo de Percussão da UFPA, às 14; e o Trio Manari, às 18h.

O último dia de evento, sábado, começa na Usina da Paz Icuí, às 10h, com concerto de Lambalica, que terá participação especial de Félix Robatto. Na mesma hora, a Usina da Paz Cabanagem sedia o concerto do Grupo de Percussão Vale Música.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA