Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Espaço São José Liberto apresenta coleção de joias 'Dia das Mães 2021' em exposição

Formada por 74 peças, a coleção carrega o tema 'Seja Amor' em 2021

Lucas Costa

Em mais um Dia das Mães sob a realidade pandêmica do Brasil, um brilho não estará de fora. A coleção de joias “Dia das Mães 2021”, sob o tema “Seja Amor”, chega ao Espaço São José Liberto em exposição. As peças ficam disponíveis no local para visitação e compra até o dia 9 de maio.

A coleção traz um total de 74 peças, desenvolvidas por um grande time de designers. As joias também exploram um grande leque de gemas, para combinar com todas as mães. Foram usadas pedras como: granada, ametista, topázios, diamante, esmeralda, quartzo verde, pérolas, quartzo fumê, greem gold, coral, ágata negra, citrino, rubi, safira, água marinha, jade, olho de tigre, quartzo branco; todas associadas a metais como ouro e prata.

Participam da exposição e lançamento da coleção os seguintes designers criadores e empresas: Altairley Mendonça, Brenda Lopes, Celeste Heitmann, Felipe Braun, Helena Mergulhão, Jaqueline Bertizzolo, Jéssica Pereira, Jorge Gabriel, José Leuan, Joseli Limão, Jorge Duarte, Júlia Mendes, Lídia Abrahin, Yanne Alves; Amazônita, Amorimendes, Arco da Memória, BL Joias e acessórios, Brilho da Mata, Celeste Heitmann, Danatureza, HB Design, Ourivesária Gaia, Ourogema, Silver Store Belém e Yêmara Atelier.

O designer Felipe Braun é um dos que assina peças na coleção. Ele foi responsável pela concepção de dois conjuntos, um deles intitulado “Essência”, que traz elementos da flora como referências. 

“A proposta foi fazer peças que não tivessem aquela aparência de uma figura de mão com o filho. Acho isso um tanto batido e também que não precisa expor de uma maneira tão aberta. São joias feitas para uma mãe, uma mulher, para valorizar sua beleza”, descreve.

As peças de Braun foram produzidas pela Ourogema, empresa com mais de 30 anos de atuação. O designer fala sobre a decisão de escolha pelos elementos da natureza em suas criações. “Essas joias, para mim, têm a proposta de presentear, do filho estar ali dando à mãe uma joia que demonstra o carinho dele por ela”, conta.

Aliado ao design autoral contemporâneo e um trabalho de ourivesaria com técnicas refinadas clássicas e inovadoras, a coleção também destaca no seu acervo joias produzidas com a técnica incrustação paraense, apresentada em flores como orquídeas, girassóis, helicônias e rosas.

Além dos designers e empresas, um time de ourives faz parte da concepção das peças: Arginaldo Gaia, Francisco de Assis, Ednaldo Pereira, Emerson Bezerra, Joelson Leão, José Raimundo, Rahma Gemas e Joias, Roberta Gaia e a lapidária Leila Salame.

A coleção “Dia das Mães 2021” é lançada pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia – IGAMA e o Coletivo de Empreendedores de Joias do Programa Polo Joalheiro do Pará. A iniciativa retoma o trabalho de uma grande cadeia produtiva, também duramente afetada pela pandemia de covid-19 no país.

“É um alívio e ao mesmo tempo um desafio”, descreve Felipe Braun sobre a possibilidade de retomada deste trabalho. “Alívio por estar de volta a profissão que a gente gosta, estar fazendo a cadeia se movimentar, criando novas peças, vendo o evento acontecer e satisfação de contribuir com esse movimento; e um desafio porque se tratando de pandemia, o preço dos insumos subiu muito, e o mercado está difícil para produzir, assim como tem a dificuldade do mercado porque as pessoas têm focado em produtos de primeira necessidade, e jóias acabam sendo um bem mais supérfluo para adquirir agora”, justifica.

A exposição das peças ocupa o Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n - Jurunas), até 9 de maio, e pode ser visitada de terça à sábado, das 10h às 18h; e aos domingos, das 10h às 14h. A entrada é franca.

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA