CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Edital do Programa Pontes está com inscrições abertas para internacionalização de festivais

O edital incentiva residência criativa de artistas do Reino Unido em festivais brasileiros

Redação Integrada
fonte

O Oi Futuro e o British Council estão com inscrições abertas para a segunda edição do Programa Pontes, edital de fomento a projetos culturais com foco na internacionalização de festivais artísticos de todo o Brasil. Podem se inscrever produtores de festivais de linguagens variadas com propostas até dia 28 de fevereiro no site do Oi Futuro (www.oifuturo.org.br). No ano passado, o Festival Serasgum foi contemplado pelo edital.

O programa vai destinar um total de R$ 500 mil para dez festivais brasileiros dispostos a receber artistas do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales) para residência cocriativa, com oportunidades de conexão e experimentação com criadores brasileiros.

Para se candidatar, o festival deve propor atividades relacionadas a residência com amplo alcance e benefícios mútuos para artistas britânicos e a plateia local. O produtor cultural não precisa estar inscrito em leis de incentivo à cultura, já que o programa é realizado com financiamento direto das duas instituições, podendo inclusive beneficiar projetos de estados que não são contemplados por essas leis. As residências devem durar no mínimo duas semanas e resultar necessariamente em trabalhos artísticos originais e abertos ao público. A lista de referência de criadores britânicos pode ser acessada no site do British Council Brasil (www.britishcouncil.org.br).

"O Oi Futuro acredita na potência dos festivais para fortalecer o diálogo entre artistas, formar novos públicos e renovar a vida nas cidades. Com esta segunda edição do Programa Pontes, ampliamos nossa rede e consolidamos nossa atuação no estímulo a conexões", afirma Roberto Guimarães, gerente executivo de Cultura do Oi Futuro.

"Estamos felizes com a continuidade do Pontes, que se mostrou um programa estratégico e relevante à sustentabilidade dos festivais, bem como de apoio ao aprofundamento de parcerias internacionais duradouras com o setor artístico local", diz Cristina Becker, gestora de Artes do British Council .

Na primeira edição do programa, em 2018, dez projetos de sete estados brasileiros foram contemplados e receberam aporte financeiro para incluir residências de criadores britânicos em suas programações e promover o intercâmbio cultural, contribuindo para a formação de redes internacionais nas artes e troca de experiências. Cerca de 300 artistas brasileiros e público de mais de 35 mil pessoas foram impactadas pelas atividades promovidas por meio do Programa Pontes.

Entre contemplados da primeira edição estão os festivais Serasgum (PA), Bienal de Dança do Ceará (CE), Porto Alegre em Cena (RS), Festival Transarte (RJ). O programa viabilizou a realização de workshops com artistas locais, palestras em universidades, criação de novas obras e espetáculos, entre outros. Os festivais foram escolhidos para o benefício por serem importantes veículos de acesso à cultura e de estímulo à economia criativa local.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA