Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Da Cidade Velha para o Jurunas

Projeto faz intercâmbio entre Norte e Nordeste e realiza carnaval de rua nesta semana

Lucas Costa

Belém não vai passar 2022 sem um carnaval de rua se depender do projeto Papangus: Mascarados do Frevo. Muita música, espetáculos de dança, cortejos pelas ruas e oficinas farão parte de uma programação gratuita que começa nesta segunda-feira e segue até o domingo (2 a 8/5), no bairro do Jurunas.

O Papangus: Mascarados do Frevo dá a largada já nesta segunda-feira, com uma oficina de produção de Bonecos Gigantes, que segue até o dia 5. Nilson Chaves e Eloi Iglesias vão ganhar versões à altura de seus talentos, no estilo dos bonecos do carnaval de Recife.  

A oficina será realizada de forma presencial e gratuita, na sala de treinamento do Supermercado Atacadão do bairro do Jurunas, em Belém. São 30 vagas, e as aulas serão ministradas por Gustavo Camelo, artista plástico de Olinda/PE com mais de 20 anos de experiência na produção de bonecos gigantes, na qual já ganhou o título de herdeiro de bonecos gigantes. As inscrições podem ser realizadas no site do evento (papangusmascaradosdofrevo.com.br).

Outra atividade deve aproximar ainda mais o carnaval de Belém do de Recife. Uma oficina de Frevo será realizada na sexta, sábado e domingo (6 a 8/5), sempre às 17h30, de forma presencial e gratuita, no estacionamento do Supermercado Atacadão no bairro do Jurunas.

Os aulões não precisam de inscrição prévia e serão ministrados por Wanderley Oliveira, professor de dança, coreógrafo e coordenador da Cia de dança esportiva Exibela. Ele também é campeão brasileiro de dança esportiva em Cadeira de Rodas.

Carnaval de rua

Papangus: Mascarados do Frevo será um grande encontro de blocos e escolas de samba, com grupos culturais da cidade e foliões, tudo de forma gratuita para a população. Tudo será realizado de forma híbrida, com transmissão ao vivo pelas redes sociais e gratuito no estacionamento do Atacadão do bairro do Jurunas.

A festa começa na sexta-feira (6), às 18h30 com espetáculo de dança do Instituto Marias e Marias no Frevo; seguido pelo bloco Afro Axé Dudu em um tributo a Solage Batista; depois é a vez do Boi de Máscara Veludinho. Às 20h, um cortejo sai do local levando os Bonecos Gigantes, junto ao Bloco Afro Axé Dudu, o Arraial do Pavulagem e o Boi de Máscara Veludinho. O Arraial do Pavulagem encerra a programação do dia com um show, às 20h40.

O sábado começa também com um espetáculo de dança, às 18h30. O Boi de Máscara Veludinho volta a se apresentar, e no cortejo é a vez do Bloco Cheiroso e um encontro de blocos de Belém. O dia também encerra com show musical.

O domingo encerra a programação com uma grande homenagem ao carnaval de Belém. Escola de Samba Deixa Falar e a bateria show Guerreiros de Jorge fazem show no local. No cortejo, o time do samba se une ao ícone Eloi Iglesias, que leva para as ruas o Fofó de Belém depois de dois anos longe da folia.

Eloi comemora a possibilidade de voltar às ruas com o carnaval popular, e também diz se sentir lisonjeado com a homenagem do boneco gigante. “O carnaval pode ser a qualquer hora, a qualquer momento, porque acabou a coisa das quadras, do carnaval, junina… Depois da pandemia, que a gente achava que muitos segmentos iam calar a voz do carnaval, reacendeu esse carnaval que tem dentro do povo, que descobriu que pode fazer carnaval o tempo todo”, celebra o artista.

Conexão Norte e Nordeste

Olívio Rafael, idealizador e organizador do evento, avalia a ação cultural como algo muito importante, pois reforça os laços culturais entre Norte e Nordeste. “O projeto se objetiva a fazer um intercâmbio de culturas entre o Norte e o Nordeste. Misturando duas culturas fortes dos dois estados (Pará e Pernambuco) num festival onde só tem a agregar, e assim, fortalecer o desenvolvimento da cultura e cadeia produtiva local”, destaca.

A ação cultural é produzida pela OMF Projetos de Eventos e Marketing e patrocinada pelo Atacadão e pelo Ministério do Turismo, do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A programação também é apoiada pela Prefeitura de Belém junto a Fundação Cultural de Belém - Fumbel.

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA