CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Com Débora Falabella, espetáculo 'Contrações' critica o assédio moral no trabalho, no Teatro do Sesi

Peça usa o humor ácido para provocar plateia, com sessões neste sábado e domingo

Bruna Lima
fonte

O espetáculo "Contrações", uma obra cruelmente engraçada que demonstra a faceta mais absurda de uma situação comum de trabalho, chega a Belém com duas apresentações, no Teatro do Sesi. A sessão de sábado (15) será às 20h e de domingo (16) às 19h, no último dia terá tradução simultânea em Libras. A peça é do dramaturgo britânico Mike Bartlett e direção de Grace Passô. 

Com Débora Falabella e Yara de Novaes no elenco, a trama se passa em um escritório de uma grande corporação, onde a gerente solicita que a funcionária Emma leia em voz alta uma cláusula do contrato que proíbe aos colaboradores qualquer relação sentimental ou sexual com outro colega da empresa. Nos encontros seguintes, a gerente libera suas diferentes facetas para manipular Emma. Para manter seu emprego, a empregada acaba por se render e danifica sua vida privada.

Essa relação cruel que é comum em muitos ambientes de trabalho é um dos fatores da identificação com o público. "Acho que estamos na era do desempenho, das academias, da performance, da juventude, uma era em que somos ao mesmo tempo patrões e empregados, vítimas e algozes. Tomamos energéticos e, ao mesmo tempo, remédios para dormir. É como se tivéssemos uma única alternativa, sermos vencedores, famosos, ricos, felizes. Só que sabemos que se o sistema está nos dando grana , sucesso, etc, também está nos acorrentado e nos tornado escravos de tantas coisas que adquirimos. Essa escravidão ou a possibilidade dela é o tema estruturado de Contrações e tem feito, desde que estreamos, muitas pessoas repensarem suas escolhas de vida", pontua a atriz Yara de Novaes.

O processo de criação do espetáculo começou em abril de 2013, quando a equipe viajou por cidades do interior paulista e expôs seus ensaios para plateias. "Começamos com o estudo do texto que já propunha as dinâmicas rítmicas das falas, depois fizemos 10 ensaios abertos para o publico em 19 cidades diferentes de São Paulo. Estes dois pontos de partida nos esclareceram sobre os sentidos mais profundos da relação entre Emma e a Gerente. Junto com a preparadora corporal  Kenia Dias e a diretora Grace Passô começamos , depois disso, a compor os corpos, a gestualidade e o espaço dessas personagens", acrescenta a atriz.

A peça foi construída e modificada com a presença do público, em um processo criativo exposto no qual, ao fim de cada apresentação, a plateia podia colocar suas impressões e opiniões sobre o texto e a montagem. Ao todo, os ensaios foram vistos por aproximadamente 3.000 pessoas. 

"Contrações" conquistou os prêmios APCA, APTR, Questão de Crítica e Aplauso Brasil e todas essas conquistas são significativas para a equipe. "Uma certeza de que o nosso empenho , o nosso sonho, o teatro que fazemos está em plena capacidade de comunicação. Uma alegria", diz Yara, que é fundadora do Grupo 3 de Teatro ao lado de Débora Falabella e Gabriel Paiva. 

O Grupo 3 de Teatro foi fundado em 2005 e tem sistematicamente criado ações de acessibilidade a novas plateias. Nesse intuito, realizou temporadas e circulação a preços populares ou simbólicos em diversos estados do país. E com relação a turnê que vem fazendo há seis anos Yara comenta, "está sendo maravilhosa. Todo artista , toda obra de arte está vocacionada para se comunicar com o maior e mais diverso número de pessoas possível. Temos sentido, por onde passamos, um acolhimento e um interesse muito grande da parte do público".

E claro que não íamos deixar de perguntar sobre as impressões e expectativas da apresentação em Belém, "temos paixão por Belém, pela cultura , o Círio, a Marujada, o Boi, por seus artistas, Dona Onete, Cacá Carvalho,Berna Reale, Fafá, Gabi, entre tantos outros. Queremos fazer apresentações que sejam tão bonitas e potentes como a cidade é", promete.

O coletivo Grupo 3 de Teatro ainda tem Silvia Gomez que assina a tradução do texto, Morris Picciotto  que é o autor da trilha original e André Cortez que criou cenário e figurino desta montagem. O espetáculo tem apoio da Lei Rouanet de incentivo à cultura por meio das empresas Vivo e Porto Seguro. 

 

Agende-se: 

Espetáculo "Contrações", de Mike Barlett, com direção de Grace Passô

Apresentações: 15/6, às 20h; e 16/6, às 19h;

Locaol: Teatro do SESI (Av. Almirante Barroso, 2540 – Belém)

Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada); cliente de planos pós-pago da Vivo podem comprar até 2 ingressos por CPF com 50% sobre o valor da inteira, e o resgate deve ser feito diretamente pelo site do Vivo Valoriza na web (https://www.vivo.com.br/vivovaloriza/) ou pelo app Meu Vivo Móvel, na aba Serviços -> Vivo Valoriza.Venda antecipada: Bilheteria do Teatro do SESI segunda a sexta, de 9h às 18h / sábado de 9h às 13h

Vendas online: www.eventim.com.br

Duração: 80 minutos

Classificação: 14 anos

Mais informações: (91) 3366-097

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA