CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

'Depois da chuva pod' estreia com temporada de Círio

Os convidados são o presidente da Fumbel, Michel Pinho e a professora Sidiana Ferreira

O Liberal
fonte

A história do Círio de Nossa Senhora de Nazaré e suas curiosidades são tema de uma série do videocast Depois da Chuva Pod. O primeiro episódio, que remonta aos primeiros anos da tradição e os hábitos da população já está no ar. Os apresentadores Trisha Guimarães e Paulo Raiol receberam os convidados Michel Pinho, historiador e presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), e Sidiana Ferreira, professora e também historiadora. O programa é o primeiro de três episódios do videocast, que pautam as características e a formação cultural do chamado Natal dos paraenses.

“Michel Pinho é um profundo conhecedor de Belém. Então, com ele, a gente conseguiu abordar diversas questões, como uma analogia entre o formato do Círio e a lenda da Cobra Grande, por exemplo”, afirma Trisha Guimarães. O papo com o historiador tratou de assuntos polêmicos e icônicos da festividade, como os fogos de artifício e as diferentes noções de fé.

A professora Sidiana Ferreira, especialista em alimentação amazônida, resgatou elementos da culinária paraense presentes no Círio. “Falamos sobre quais comidas faziam parte do nosso Círio, nos séculos passado e retrasado. Porque hoje estamos acostumados a falar do pato e da maniçoba, servidos da forma tradicional como conhecemos, mas muitas comidas existiam antes. Um exemplo são os bolos confeitados com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. A professora Sidiana falou muito e aguçou muito a nossa curiosidade”, descreve Trisha.

No próximo episódio, que irá ao ar na próxima quinta-feira (29), o cantor e compositor Almirzinho Gabriel é o entrevistado, e conta histórias sobre sua composição Zouk da Naza. “Hoje a música é um dos maiores hits do Círio, mas, no início, ele lutou muito para que a canção fosse tocada nas rádios. Houve, de alguma forma, uma resistência da diretoria da festa e de setores da Igreja para evitar que a música fosse colocada no ar. Só que, de repente, a música se tornou tão popular que a Igreja não pôde mais detê-la. A música está em todo canto. E contou para a gente a história”, adianta a comunicadora.

Para finalizar a série dedicada ao Círio, Trisha Guimarães anuncia que os entrevistados do último episódio são dois personagens conhecidos das cenas cultural e gastronômica do Pará: o Rubão, do Bar do Rubão, e o cantor Elói Iglesias, organizador da Festa da Chiquita.

“Vamos tratar das questões realmente profanas do Círio e das diversas maneiras de se aproveitar o momento. É uma série de podcast muito interessante porque mostramos cinco perspectivas (com os cinco convidados) muito diferentes da festa. O objetivo dos videocasts é que as pessoas realmente se reconheçam, pois muitas vezes há a visão de que o Círio é só a parte religiosa. Temos outras festas que complementam a festa e acho importante falarmos sobre isso, porque estamos tratando de uma cultura popular, que transcende qualquer limite que possa ser colocado”, defende.

Além do primeiro episódio, que pode ser conferido aqui, os seguintes irão ao ar no canal do You Tube do Grupo Liberal, nas próximas quintas-feiras.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA