CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

'Titane' vence a Palma de Ouro no Festival de Cannes

Spike Lee, que presidiu o júri, anunciou a premiação antes da hora.

O Liberal
fonte

"Titane", da diretora francesa Julia Ducournau, venceu a Palma de Ouro, principal premiação do Festival de Cannes 2021. A premiação ocorreu na noite do sábado, 17. Spike Lee se atrapalhou e anunciou a vencedora antes da hora, ainda no início da cerimônia, quando deveria anunciar o prêmio de interpretação masculina. Ducournau foi a segunda mulher a vencer o prêmio principal na história do festival.

"Titane" era considerado um dos filmes mais violentos e transgressores da competição. Ele disputava com outros 23 filmes. O longa narra a história de uma menina gravemente ferida em um acidente de carro e os médicos colocam uma placa de titânio no crânio dela. Anos mais tarde, já crescida, a mulher passa a sentir atração sexual por carros e se torna uma assassina convulsiva. A polêmica sobre o filme gira em torno da personagem que faz sexo com um carro, o ue dividiu a opinião dos críticos.

Outros vencedores

O Grande Prêmio de Cannes - o segundo mais importante do festival- foi para "A Hero", do iraniano Asghar Farhadi, junto com "Compartment No. 6", do finlandês Juho Kuosmanen.

Já o Prêmio do Júri foi para "Memoria", do tailandês Apichatpong Weerasethakul, junto com "Ahed's Knee", do israelense Nadav Lapid.

O prêmio de melhor atriz foi para a norueguesa Renate Reinsve pelo filme "The Worst Person in the World", do conterrâneio Joachim Trier. E o americano Caleb Landry Jones levou o prêmio de Melhor Ator por "Nitram", do australiano Justin Kurzel.

O Melhor Diretor foi o francês Leos Carax por "Annette"; o Melhor Roteiro ficou com os japoneses Ryusuke Hamaguchi e Takamasa Oe por "Drive my car".

A Palma de Ouro de Honra foi dada à atriz e diretora americana Jodie Foster e ao diretor italiano Marco Bellochio. A Câmera de Ouro ficou com "Murina", da croata Antoneta Alamat Kusijanovic. 

Entre os curtas-metragens, a Palma de Ouro ficou com"All the crows in the world", da honconguesa Tang Yi; enquanto "Céu de Agosto", da brasileira Jasmin Tenucci, mereceu Menção Especial.

 

 

 

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cinema
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM CINEMA

MAIS LIDAS EM CULTURA