Melhor Atriz e Melhor Ator no Oscar 2021 são avaliados por crítico paraense

Diversidade étnica nas indicações pode ter sido influenciada pelo movimento de protesto pela ausência de negros na premiação.

Redação Integrada
fonte

No próximo domingo, 25, o mundo vai conhecer os escolhidos do Oscar 2021. O presidente da Associação de Críticos de Cinema do Pará (CCP), Marco Antônio Moreira, comenta nesta quinta-feira, 22, sobre os indicados às categorias de Melhores Atriz e Ator. Entre os concorrentes, estão os veteranos Viola Davis, Anthony Hopkins e Gary Oldman e o falecido Chadwick Boseman. Chama a atenção nas duas categorias as diferentes origens étnicas na relação de indicados, este ano.

As produções indicadas na categoria Melhor Filme que estão concorrendo também com Melhores Atriz e Ator são: “Nomadland” com Frances McDormand; “Bela Vingança”, com Carey Mulligan; “Mank” com Gary Oldman; “Meu Pai”, com Anthony Hopkins; e “Minari” com Steven Yeun.

“As pesquisas de opinião do público apontam como favoritas, este ano, Frances McDormand, que é excelente atriz e já ganhou o Oscar, e a Carey Mulligan. Mas o público de fato não vota. Todas as outras (candidatas) têm excelentes atuações, mas vejo que, este ano, a disputa está entre elas duas”, opina Marco Antônio.  “Oscar é cheio de surpresa. Pode ser que a Viola vença, por ser uma ótima atriz também”.

McDormand vive uma sexagenária que perde tudo durante a recessão e passa a viver como nômade. Esse longa ganhou prêmios de Melhores Filme e Diretor em outros festivais, incluindo o Globo de Ouro. A atriz levou dois Oscars de Melhor Atriz em 1997, por “Fargo”, e em 2018, por “Três Anúncios para um Crime”. Já Mulligan interpreta em "Bela Vingança" uma assassina em série que se finge de bêbada para atrair homens. O papel levou a atriz a vencer como Melhor Atriz no Critic’s Choice Arward e no AACTA International Award.

O drama “A Voz Suprema do Blues” é o único com indicados a Melhores Atriz e Ator, este ano. Viola - que ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por “Um Limite Entre Nós”, em 2017 - interpreta a estrela americana Ma Rainey, durante uma conturbada gravação em 1927, em Chicago. Ela contracena com Chadwick Boseman (“Pantera Negra”), que faz o talentoso e ambicioso trompetista Levee Green, último trabalho do artista. Ele é o primeiro não branco a receber uma indicação póstuma pela academia.

As outras candidatas a Melhor Atriz são Andra Day, que protagoniza a biografia “Os Estados Unidos vs. Billie Holiday” e venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz Dramática por esse papel, em 2020; e Vanessa Kirby (a Margareth, ‘The Crown’), por “Pieces of a Woman”, cuja personagem enfrenta o luto após perder o bebê no parto, o que a levou a ganhar como Melhor Atriz no Volp Cup, fora as indicações a outros festivais.

Melhor Ator

Anthony Hopkins é o ator mais velho a ser indicado, aos 83 anos. Ele concorre pelo drama “Meu Pai”, no qual faz um idoso de temperamento difícil que recusa cuidados da filha. Ele nunca ganhou o Oscar, apesar de ter estrelado clássicos do cinema, como “Hannibal”, “O Silêncio dos Inocentes” e “Drácula de Bram Stoker”, assim como o recente “Dois Papas”.

 O filme líder com 10 indicações ao Oscar deste ano, “Mank”, tem Gary Oldman como indicado a Melhor Ator pelo papel do famoso roteirista homônimo de Hollywood nos bastidores do clássico “Cidadão Kane”, de 1941. Goldman já tem uma estatueta dourada dessa categoria por “O Destino de uma Nação”, em 2018.

Steven Yeun (o Glen de “The Walking Dead”)  é o primeiro americano de origem asiática a ser indicado como Melhor Ator. No drama “Minari”, ele é o patriarca de uma família coreana que se muda para uma fazenda no Arkansas. E Riz Ahmed é o primeiro ator muçulmano e de origem paquistanesa a receber uma indicação. Em “O Som do Metal” (O Som do Silêncio) ele é o baterista de uma banda de heavy metal que está perdendo a audição causando prejuízos à carreira e à vida afetiva.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cinema
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM CINEMA

MAIS LIDAS EM CULTURA