Por que amigos e familiares de Preta Gil estão de branco no velório? Entenda o motivo
Branco é ausência, portanto traz em si todas as possibilidades de criação e renascimento. Desta forma, o branco também pode ser a cor da morte e do luto para algumas religiões

O velório da cantora Preta Gil ocorre nesta sexta-feira (25) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Repleto de homenagens de fãs e até mesmo da prefeitura da "Cidade Maravilhosa", um detalhe chamou a atenção do público e dos internautas: amigos e familiares da filha de Gilberto Gil usarem branco e não o tradicional preto - que culturalmente simboliza o luto aqui no Brasil. Mas qual seria a razão para essa opção de cor?
Preta Gil era conhecida por ser uma mulher que quebrava tabus e que apresentava muita fé na espiritualidade. A cantora, que morreu no domingo (20), era devota de santos da igreja católica como Santa Dulce dos Pobres e Nossa Senhora Aparecida, mas também sempre expressava sua fé por Oxum, orixá de religiões de matriz africana como o candomblé e umbanda, que simboliza prosperidade, sabedoria e poder feminino.
VEJA MAIS
Por que a escolha de usar branco no velório de Preta Gil?
No Brasil, cada dia da semana é dedicado aos rituais e celebrações de um Orixá, dentro do candomblé. Sexta-feira é o dia dedicado ao orixá Oxalá, considerado o Senhor da criação e considerado pai de todos os Orixás. Sua cor de representação é branco, e usá-la às sextas-feiras é uma forma de atrair proteção e boas energias.
O branco é a cor sagrada de Oxalá e também representa:
- Pureza espiritual
- Paz interior e exterior
- Sabedoria e ancestralidade
- Conexão com o divino
No dia dedicado a Oxalá, é costume que os filhos de santo e devotos se vistam de branco dos pés à cabeça, inclusive com pano de cabeça (torço) em muitos casos, como forma de reverência e respeito à energia do orixá.
Branco é ausência, portanto traz em si todas as possibilidades de criação e renascimento. Desta forma, o branco também pode ser a cor da morte, por isso, no candomblé, exprime o luto. Ao falecer, um iniciado obrigatoriamente é sepultado com roupas brancas e isso é uma forma de simbolizar a simplicidade e aproximação com Oxalá.
Gabrielle Borges, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Heloá Canali, editora executiva de OLiberal.com.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA