CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Catedral da Sé comemora 25 anos de reinauguração do Grande Órgão de Tubos Cavaillé-Coll

A celebração terá o concerto com Paulo José Campos de Melo e participações especiais de Alba Mariah, Andréia Pinheiro, Rita Cavalcante, Luciana Tavares e Eduardo Nascimento

Bruna Lima
fonte

Está dada a largada, nesta quarta-feira (17), à   Abertura do Jubileu de Prata da Reinauguração do Órgão da Sé de Belém, que completa 25 anos em junho do próximo ano. A celebração de abertura terá o concerto com o organista titular da Catedral de Belém, Paulo José Campos de Melo, e participações especiais de Alba Mariah, Andréia Pinheiro, Rita Cavalcante, Luciana Tavares e Eduardo Nascimento. A celebração não será aberta ao público, mas será transmitida por meio de live do canal  YouTube da Catedral de Belém (@catedraldebelem), às 19h.

O grande Órgão de Tubos Cavaillé-Coll é um patrimônio cultural e no período de junho de 2020 até junho do próximo ano serão realizadas algumas programações para celebrar os 25 anos de recuperação do instrumento musical. O órgão foi recuperado  em 1996 após uma forte campanha realizada em Belém.  A restauração aconteceu na França, por sugestão do então organista de Notre Dame de Paris.

De acordo com Cássio Pessoa, que é historiador e organizador do evento, o concerto desta quarta-feira é abertura de uma série de programações previstas até o próximo ano. "Nossa intenção é de realizar alguns concertos nesse período, uma vez que essa peça é um patrimônio cultural e  de extrema importância para o estado e para a região amazônica", explica Cassio.

Cassio explicou ainda que o Grande Órgão ficou parado por 45 anos e ameaçava desabar, até que houve a campanha. Ele foi construído pelo maior organeiro do mundo do século XIX, o francês Aristide Cavaillé-Coll. É um instrumento musical de elevada importância para a história da Arquidiocese de Belém e para o Patrimônio Cultural do Estado do Pará.

Ele foi inaugurado em 9 de setembro de 1882 e foi comprado ao preço de 15 contos de réis por Dom Antônio de Macedo Costa, Bispo do Pará da época. O órgão é o maior cavaillé-coll da América Latina. Ele proporcionou a Belém dias esplendorosos de cultura, por ocasião da reinauguração.

Atualmente, o Órgão Cavaillé Coll é executado nas liturgias semanais e nas solenidades da Catedral de Belém, e também em concertos durante o ano, com a participação de organistas nacionais e internacionais. O concerto visa também, arrecadação de recursos financeiros para a manutenção da Catedral, e de suas obras sociais.

Agende-se:
Abertura do Jubileu de Prata da Reinauguração do Órgão da Sé de Belém
Data: 17.06
Hora: 19h
Live:  canal  YouTube da Catedral de Belém (@catedraldebelem)
 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA